Os novos desafios para a escola e o professor indígena

Autores

  • Antonio J. Brand UCDB

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.526

Biografia do Autor

Antonio J. Brand, UCDB

Prof. do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da UCDB e Coordenador do Programa Kaiowa-Guarani da UCDB.

Referências

BARTH, Fredrik. Guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2000.

BRAND, Antonio. O impacto da perda da terra sobre a tradição Kaiowá/Guarani: os difíceis caminhos da Palavra. Tese (Doutorado História)- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.

______. “O bom mesmo é ficar sem capitão”: o problema da “administração” das Reservas Indígenas Kaiowá/Guarani, MS In: Tellus, n° .1. v .1. Campo Grande, UCDB, 2001.

______. E educação indígena o desafio da interculturalidade e da eqüidade In: Revista Série Estudos, Campo Grande, UCDB, 2001.

______. Memória e história como elementos fundamentais na formação dos professores indígenas Kaiowá e Guarani In: Anais do Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação, Caxambu, 2001.

______. Os desafios da interculturalidade e a educação infantil. In: Rumbo a la Interculturalidad en educación. México, Universidad Autônoma Metropolitana Iztapalapa, 2002.

______. Memória e história entre os Kaiowá e Guarani ou até onde o presente segue como ponte pela qual o passado constrói o futuro In: Revista História Unisinos, v. 6. São Leopoldo, Unisinos, 2002.

______. Relatório do VI Fórum de Educação Indígena de Caarapó, 2002.

ESCOSTEGUY, Ana Carolina D. Cartografias dos estudos culturais. Uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

GRUZINSKI, Serge. O pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

RANGEL, Lúcia H. Vitali. Os Jamamadi e as armadilhas do tempo histórico. Tese (doutoramento em Ciências Sociais) – PEPGCS, PUC-SP, 1994.

SCHADEN, Egon. Aspectos fundamentais da cultura guarani. São Paulo: Pedagógica/USP, 1974.

VIEIRA, Ricardo. Histórias de vida e identidades. Porto: Edições Afrontamento, 1999.

VIETTA, Katya. “Não tem quem orienta, a pessoa sozinha é que nem uma folha que vai com o vento”: Análise sobre alguns impasses presentes entre os Kaiowá/Guarani. In: Multitemas, Campo Grande:UCDB, 1998.

TASSINARI, Antonella Maria Imperatriz. Escola indígena: novos horizontes teóricos, novas fronteiras de educação. In: SILVA, Aracy Lopes da. LEAL FERREIRA, Mariana Kawall. (Orgs.). Antropologia, história e educação. São Paulo: Global/Mari, 2001.

Downloads

Publicado

2013-11-05

Como Citar

Brand, A. J. (2013). Os novos desafios para a escola e o professor indígena. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (15). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.526

Edição

Seção

Dossiê