Diferenças étnicas e educação intercultural: a partir de que entendimento de etnicidade?

Autores

  • Lúcio Kreutz UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.528

Resumo

A temática das diferenças culturais e sua conjugação com o processo educacional em perspectiva de interculturalidade está tendo presença mais freqüente no cenário da educação.Normalmente é apresentada de forma a sensibilizar para a riqueza das diferenças étnicas, como expressão da caminhada histórica dos diversos grupos, realçando-se os aspectos positivos vinculados com a possibilidade de um diálogo intercultural. E a escola, tendo desempenhado historicamente uma função homogeneizadora, começa a ser vista como um espaço favorável para se articular iniciativas na perspectiva da interculturalidade. De fato, vejo que este pode ser um caminho promissor. No entanto, é fundamental que nos perguntemos sobre a concepção de etnicidade e de identidade que se veicula. Desenvolvo a reflexão a partir de autores que apontam para a desubstancialização da categoria de etnia, de identidade e para o descentramento da subjetividade, facultando, assim, realçar na análise mais o processo e a trama histórica na qual os grupos étnicos foram se constituindo em dinâmica permeada pelas relações de poder.

Biografia do Autor

Lúcio Kreutz, UNISINOS

PPGed – UNISINOS

São Leopoldo – RS

Referências

ARROYO, Miguel G. Prefácio. In DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.

BARTH, Fredrik. Grupos étnicos e suas fronteiras (1969).In: POUTIGNAT, Philippe e STREIFF-FENART, Joceline. Teorias da etnicidade. São Paulo: Fundação da Editora UNESP, 1998, p. 187-227.

BELL, D. Ethnicity and Social Change. In: GLAZER, N., MOYNIHAN, D.P. (Ed.) Ethenicity, Theory and Experience. Cambridge (Mass.): Harvard University Press, 1975.p.141-74.

BERND, Z. literatura e identidade nacional. Porto Alegre: Editora da Universi-dade/UFRGS, 1992.

BETANCOURT, R..F. Aprender a filosofar desde el diálogo de las culturas. Trabalho apresentado no II Congresso Internacional de Filosofia Intercultural, São Leopoldo, UNISINOS, abril, 1997.

BIRMAN, Joel. Entre cuidados e saber de si: sobre Foulcault e a psicanálise. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1980.

CHARTIER, Roger. A história cultural – entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

________________. O mundo como representação. In: Estudos Avançados. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 11(5): 173-191, 1991.

________________. A História hoje: dúvidas, desafios, propostas. In: Estudos Históricos , Rio de Janeiro, 7(13): 97-113, 1994.

DAYRELL, J. A escola como espaço sócio-cultural. In:___________(org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996, p. 136-62.

DELEUZE, Guilles. Foucault. 1.Ed. São Paulo:Brasiliense. 1988.

________________. A dobra: Leibniz e o barroco. 1.Ed. Campinas: Papirus.1991

DRUMMOND, L. The Cultural Continuum: a Theory of Intersystems. Man, v.15, n.2, p.352-74, 1980.

ERIKSEN, T.H. The Cultural Context of Ethnic Differences. Man, v.26, n.1, p.127-44, 1991.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 3. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

__________________. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 5.Ed.São Paulo: Martins Fontes. 1990.

__________________. A ordem do discurso: aula inaugural no College de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 2. Ed. São Paulo: Loyola. 1996.

GIROUX, Henry A. Praticando estudos culturais nas faculdades de educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula. Uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995 p. 85-103.

GLAZER, N., MOYNIHAN, D. P. (Ed.) Ethnicity, Theory and Experience. Cambridge (Mass.): Harvard University Press, 1975.

GUIBAL, F. Lo intercultural em la Filosofia europeia: perspectivas desde Emmanuel Levinas. São Leopoldo, abril, 1997. [Trabalho apresentado no II Congresso Internacional de Filosofia Cultural].

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DPeA Editora, 1997.

NÓVOA, A. Inovação e História da Educação. Teoria e Educação. Porto Alegre: Pannonica, n.6, 1992, p. 210-20.

PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença (tradução de Tomaz Tadeu da Silva). Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

POUTIGNAT, Philippe e STREIFF-FENART, Joceline. Teorias da etnicidade. São Paulo: Fundação da Editora UNESP, 1998.

ROSE, Nikolas. Inventando nossos eus. In: SILVA, Tomaz Tedeu da. Nunca fomos humanos. Nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p.137-205.

SEYFERTH, G. A identidade teuto-brasileira numa perspectiva histórica. In: MAUCH, C., VASCONCELOS, N. (org.). Os Alemães no sul do Brasil: cultura e história. Canoas: ULBRA, 1994, p. 11-28.

Downloads

Publicado

2013-11-05

Como Citar

Kreutz, L. (2013). Diferenças étnicas e educação intercultural: a partir de que entendimento de etnicidade?. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (15). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.528

Edição

Seção

Dossiê