O PAR como indutor do planejamento da educação municipal

Autores

  • Marilia Fonseca UNB
  • Severino Vilar de Albuquerque UEMA

Resumo

O presente texto apresenta resultados de uma pesquisa interinstitucional focada no Plano de Atividades Articuladas (PAR). O objetivo central da pesquisa é analisar as repercussões do PAR em 28 municípios brasileiros, localizados em Minas Gerais (Norte de Minas e Zona da Mata), Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Maranhão. Os dados colhidos mostram que O PAR foi acolhido pelas secretarias municipais como uma proposta inovadora de planejamento. Para grande parte dos municípios pesquisados, o PAR fez a diferença com relação à melhoria do resultado do IDEB. Outras ações, tais como estabelecer uma cultura de planejamento participativo nas escolas, caminham a passos lentos, devido à precária infraestrutura escolar e à incipiente assistência técnica do MEC.

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Publicado

2013-05-31

Como Citar

Fonseca, M., & Albuquerque, S. V. de. (2013). O PAR como indutor do planejamento da educação municipal. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (34). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/55

Edição

Seção

Dossiê