A importância do resgate da concepção de infância e do ideal de educação de Comênio.

Autores

  • Keity Jeruska Alves dos Santos

Resumo

Este trabalho pretende mostrar a importância do pensamento pedagógico de Comênio. Acreditamos que a concepção de criança é um dos elementos fundamentais que permitem ao educador elaborar, compreender e aperfeiçoar sua prática com os pequenos. Comênio representa a concepção clássica de infância moderna. A Modernidade foi o berço do reconhecimento da infância enquanto fase singular, e importante em si mesmo. Atualmente, essa concepção vem sendo posta em cheque, ao lado de outros valores modernos, tais como a historicidade, a verdade, o bom, o belo. A sociedade capitalista não valoriza mais a diferenciação entre idade adulta e infantil. Logo, transforma suas crianças em novos adultos em miniatura. O resgate do ideal de educação de Comênio auxiliaria o educador no trabalho com valores e conhecimentos que representem o modo universal de conceber a criança trazido pelos modernos.

Referências

BIBLIOGRAFIA

BEYER, L. E.; LISTON, D. P. Discurso ou Ação Moral: uma crítica ao Pós-modernismo em Educação. In: SILVA, T. T. (org). Teoria Educacional Crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

COVELLO, S. C. Comenius: a construção da pedagogia. São Paulo: Editora Comenius, 1999. (Prefácio de Dora Incontri).

COMÊNIO, J. A. Didáctica Magna. Tratado da arte Universal de Ensinar Tudo a Todos. 3. Ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1966. Trad. Joaquim Ferreira Gomes.

MANACORDA, M. A. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 2000.

POSTMAN, N. O desaparecimento da Infância. Rio de Janeiro: Graphia editorial,1999.

ROCHA, E. A. C. A educação da criança: antigos dilemas, novas relações. In: Acervo Pátio Revista Pedagógica. (http://bibvirt.futuro.usp.br/acervo/paradidt/patio/patio9.html), 1999.

Downloads

Publicado

2013-11-12

Como Citar

Santos, K. J. A. dos. (2013). A importância do resgate da concepção de infância e do ideal de educação de Comênio. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (13). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/561

Edição

Seção

Artigos