Avaliação... sim, mas formativa

Autores

  • Helena Faria de Barros Universidade Católica Dom Bosco

Resumo

O artigo focaliza a avaliação formativa como uma ação necessária de comunicação/negociação entre professor e alunos.. Para isso são examinadas  as respostas dadas por alunos universitários  a uma questão   sobre o uso dos resultados da avaliação, pelo professor, que fez parte de um instrumento de avaliação da prática docente aplicado aos alunos de um curso de Comunicação Social de uma universidade.  Assinala que a consciência da função da escola, hoje, e a percepção da necessidade de superação, pelo professor em sala de aula, da contradição entre os objetivos de formação para a cidadania e para o mercado de trabalho, exigem que a avaliação seja, ela própria, educativa, diferente da simples atribuição de notas para aprovar ou reprovar o aluno. Deve o professor, portanto, utilizar os resultados das avaliações para reforçar, rever e redirecionar a aprendizagem.

Biografia do Autor

Helena Faria de Barros, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, com homologação da UNESP/Presidente Prudente-SP. Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande-MS.

Referências

DE SORDI. A prática de avaliação do ensino superior: uma experiência na enfermagem. São Paulo: Cortez/PUCCAMP, 1995.

DEPRESBITERIS, L. A construção do projeto de ensino e a avaliação. FDE, 1990.S.Idéias.

HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.

TRILLO ALONSO, F. Grandes males, grandes remédios – Evalución del aprendizaje. Cuadernos de Pesquisa. Barcelona , 301, p. 84-88, 2001.

Downloads

Publicado

2013-11-13

Como Citar

Barros, H. F. de. (2013). Avaliação. sim, mas formativa. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (12). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/576

Edição

Seção

Artigos