Tecnologias digitais na pós-graduação: estratégias de incorporação no ensino e na orientação

Autores

  • Lucídio Bianchetti UFSC
  • Elisa Maria Quartiero UDESC

Resumo

Discute-se a reestruturação do trabalho acadêmico – entendido como o ensino, a orientação e a pesquisa – dos pesquisadores docentes da pós-graduação brasileira e europeia a partir da consolidação de políticas de avaliação e fomento para esse nível de formação executadas pela CAPES, no Brasil, e pelas políticas geradas dentro do chamado Processo de Bolonha, na União Europeia. Neste artigo o foco é a relação entre as novas exigências de trabalho para os profissionais que atuam na pós-graduação e a inserção de tecnologias digitais na organização e forma de desenvolver essas novas atividades. A partir de depoimentos de 90 pesquisadores da área de ciências humanas, procura-se analisar as estratégias de incorporação das tecnologias digitais no fazer acadêmico e as repercussões para a vida profissional e pessoal.

Biografia do Autor

Lucídio Bianchetti, UFSC

Doutor em História e Filosofia da Educação, Professor no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Elisa Maria Quartiero, UDESC

Doutora em Mídia e Conhecimento. Professora associada no Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Publicado

2013-05-31

Como Citar

Bianchetti, L., & Quartiero, E. M. (2013). Tecnologias digitais na pós-graduação: estratégias de incorporação no ensino e na orientação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (32). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/64

Edição

Seção

Artigos