O olhar do formador sobre o ensino e a aprendizagem em cursos de pedagogia na modalidade EaD

Autores

  • Marilene Ribeiro Resende Universidade de Uberaba
  • Vania Maria de Oliveira Vieira Universidade de Uberaba - UNIUBE
  • Luiz Paulo Vinhal Universidade de Uberaba - UNIUBE

Resumo

Este texto trata de pesquisa que teve o objetivo de investigar as percepções do formador sobre o ensino e a aprendizagem nos cursos de Licenciatura em Pedagogia – EaD, considerando o alto crescimento do número de cursos nessa modalidade, no Brasil, neste início do século XXI e os vários questionamentos que sobre eles são levantados.   Optou-se por uma abordagem qualiquantitativa, utilizando levantamento documental e pesquisa de campo. Foi aplicado um questionário, respondido por 21 professores, e entrevista semiestruturada, realizada com 9 deles, em duas Instituições do Triângulo Mineiro, MG. Pode-se constatar que as percepções dos participantes em relação às aprendizagens são altamente positivas, atribuindo grande responsabilidade ao aluno, ao estabelecer como elementos essenciais para a aprendizagem, a disciplina, o esforço e a persistência. No que respeita às formas de organização do ensino, pode-se inferir, a partir das entrevistas, que a mediação didático-pedagógica – a relação professor-aluno-conhecimento, incluindo diferentes elementos mediadores, carece de cuidados, de pesquisas e de investimentos.

Palavras-chave: Educação a Distância. Ensino e Aprendizagem. Formação de pedagogos.

 

Biografia do Autor

Marilene Ribeiro Resende, Universidade de Uberaba

Licenciada em Matemática. Mestre em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro. Doutora em Educação Matemática pela PUC/SP. Docente do PPGE/UNIUBE.

Vania Maria de Oliveira Vieira, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Docente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado. Doutora em Psicologia da Educação.  Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional e Trabalho Docente na Contemporaneidade; GEPIDE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento & Educação

Luiz Paulo Vinhal, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Graduando do curso de Psicologia – Universidade de Uberaba – UNIUBE. Uberaba – MG. Aluno de Iniciação Científica- Bolsista/FAPEMIG

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Publicado

2015-06-29

Como Citar

Resende, M. R., Vieira, V. M. de O., & Vinhal, L. P. (2015). O olhar do formador sobre o ensino e a aprendizagem em cursos de pedagogia na modalidade EaD. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (39), p. 151–173. Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/791

Edição

Seção

Artigos