“A Sociologia dos Países Subdesenvolvidos” como configuração do vale de lágrimas: do manuscrito de Álvaro Vieira Pinto

Autores

  • José Ernesto de Fáveri UNIDAVI
  • Paolo Nosella UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.254

Resumo

Este artigo trata da sociologia nos países subdesenvolvidos, ou seja, analisa as condições sociais e ­materiais desumanizantes em que a massa oprimida se encontra. O autor da “sociologia dos países ­subdesenvolvidos”, mostra a metodologia usada pelas elites para alienar o povo pobre e legitimar a opressão, apontando como agem os falsos intelectuais dos diversos campos do saber, contra os oprimidos e a favor das elite promotora e sustentadora das diferentes formas de dominação provocada pelo subdesenvolvimento do país.
Palavras-chave

Biografia do Autor

José Ernesto de Fáveri, UNIDAVI

Doutorado em Educação pela UFSCar/SP. Professor da Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – UNIDAVI.

Paolo Nosella, UFSCAR

Doutorado em Filosofia da Educação pela PUC/SP. Professor do Programa de Pós-Graduação da UFSCar/SP.

Referências

FÁVERI, José Ernesto de. Filosofia da Educação: o ensino de Filosofia na perspectiva Freireana. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
______. Álvaro Vieira Pinto: trajetória, filosofia e contribuições à educação libertadora. 2006. 583 p. Tese (Doutorado) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos. São Paulo, 2006.
PINTO, Álvaro Vieira. A sociologia dos países subdesenvolvidos. Rio de Janeiro (1975). Aproximadamente 400 p. Manuscrito/Inédito.

Downloads

Publicado

2013-06-11

Como Citar

Fáveri, J. E. de, & Nosella, P. (2013). “A Sociologia dos Países Subdesenvolvidos” como configuração do vale de lágrimas: do manuscrito de Álvaro Vieira Pinto. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (24). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.254

Edição

Seção

Dossiê