Usos e abusos do discurso da importância da avaliação

Autores

  • Silvia Lapa Lobo Universidade de Sorocaba
  • Eliete Jussara Nogueira Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.1093

Palavras-chave:

avaliação, cotidiano escolar, Educação Infantil.

Resumo

A avaliação no contexto escolar representa um dispositivo de poder, independente de seus instrumentos e ou discursos que apontam para melhoria de ensino, eficiência, entre outros argumentos, ainda assim, a avaliação em especial na educação infantil é uma forma de controle. Este artigo apresenta a defesa de uma educação infantil sem vigiar e sem punir, a favor do resgate da liberdade de ter experiências singulares na infância. Para tanto, apresenta uma pesquisa em documentos das diretrizes para as escolas municipais de Sorocaba/SP, em que implantaram, em 2008, uma ficha de avaliação na educação infantil em concordância a um Programa de Gestão de Excelência. Foram envolvidos nesse programa, diretores de escola, equipe gestora para treinar e estabelecer as metas e instrumento de avaliação dos alunos, crianças. Os resultados dessa análise confrontam o discurso empresarial com o cotidiano escolar, e apontam para um desvio de função da escola, que deveria oportunizar experiências e apoiar a criança nas suas descobertas, para o controle e estabelecimento de metas que as rotulam e controlam.

Biografia do Autor

Silvia Lapa Lobo, Universidade de Sorocaba

Pedagoga, Mestrado e Doutorado em educação pela Universidade de Sorocaba-Uniso.

Eliete Jussara Nogueira, Universidade de Sorocaba

Psicóloga, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp.Professora titular do programa de pós-graduação em educação da Universidade de Sorocaba-Uniso.

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Publicado

2017-11-06

Como Citar

Lobo, S. L., & Nogueira, E. J. (2017). Usos e abusos do discurso da importância da avaliação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(46), 213–228. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.1093

Edição

Seção

Artigos