A escola como espaço/tempo de negociação de identidades e diferenças

Autores

  • Ricardo Vieira Instituto Politécnico de Leiria

Resumo

A escola proporciona um espaço e um tempo de encontros, desencontros, de interculturalidade, detensões sociais e culturais, também, mas, sempre, de oportunidade de completude do eu pessoal. A (re)construção da identidade pessoal e social é um processo complexo e intrínseco a cada individuo (eu sou exclusivamente eu, embora tenha muitos outros e de outros em mim), não é uma mera reprodução da esfera social e cultural onde ele se movimenta. Abordamos aqui as metamorfoses culturais que ocorrem na identidade dos sujeitos, seja nos professores, seja nos alunos, ao nível da gestão das diversidades na própria identidade pessoal.

Biografia do Autor

Ricardo Vieira, Instituto Politécnico de Leiria

Professor Coordenador com Agregação na Escola Superior de Educação de Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria e Investigador do CIID - Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s), do IPL - Instituto Politécnico de Leiria, Portugal (www.ciid.ipleiria.pt).

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Publicado

2013-06-03

Como Citar

Vieira, R. (2013). A escola como espaço/tempo de negociação de identidades e diferenças. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (31). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/114

Edição

Seção

Dossiê