Relações raciais e educação: a formação continuada de docentes da escola básica - evidenciando alguns fatores relacionados às políticas estabelecidas

Autores

  • Iolanda de Oliveira UFF

Resumo

Neste artigo, trata-se da formação continuada de profissionais do magistério que atuam na escola básica, a partir da qual se salientam dois fatores distintos observados na análise de dois cursos: a presença dos profissionais por cor e os temas privilegiados pelos docentes em suas práticas profissionais, a partir dos conteúdos ministrados. Foram selecionados para a realização do presente estudo dois cursos, sendo um deles de especialização e outro de extensão, ministrado à distância. Os resultados apontam a necessidade da tomada de conhecimento de parte dos profissionais brancos da sua responsabilidade na promoção da igualdade racial e as contribuições do tipo de formação ministrada para uma prática pedagógica comprometida com a questão racial.

Biografia do Autor

Iolanda de Oliveira, UFF

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento – USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.

Referências

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Líber Livro, 2004.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.

_____. Lei 10639/03, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm>.

______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>.

CANDAU, Vera Maria; LELIS, Isabel Alice. A relação teoria-prática na formação do educador. Tecnologia Educacional, ano XII, n. 55, nov./dez. 1983.

CONSELHO Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, 2004.

COSTA, Jurandir Freire. Da cor ao corpo: a violência do racismo. In: SANTOS, Neusa Souza. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

NOGUEIRA, Oracy. Tanto preto quanto branco. São Paulo: T. A. Queiroz, 1985.

OLIVEIRA, Iolanda. Cor e magistério (Org.). Rio de Janeiro: Quartet; Niterói: EdUFF, 2006.

SEYFERTH, Giralda. O conceito de raças e as ciências sociais. Rio de Janeiro: Depto. De Antropologia, Museu Nacional, 2001. (Mimeo.).

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SKIDMORE, Thomas E. Preto no branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

SNYDERS, Georges. Pedagogia Progressista. Coimbra: Livraria Almedina, 1974.

SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

UNIVERSIDADE DE LLEIDA. Los valores y la didáctica de lãs ciências sociales. Espanha, 1998, p. 59-67.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento. São Paulo: Libertad, 1995.

Downloads

Publicado

2013-06-03

Como Citar

Oliveira, I. de. (2013). Relações raciais e educação: a formação continuada de docentes da escola básica - evidenciando alguns fatores relacionados às políticas estabelecidas. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (31). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/120

Edição

Seção

Dossiê