Identidade rural: discursos e imagens em pequenas localidades de Paysandú, Uruguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1604

Palavras-chave:

cultura visual, identidade local, educação rural

Resumo

O objetivo deste artigo é delinear as linhas principais de um projeto que visa identificar e analisar, de forma participativa, o impacto dos discursos padronizados relacionados com a ruralidade no ambiente das pequenas comunidades rurais do interior do departamento de Paysandú, no Uruguai. O contexto de acesso generalizado à ligação à Internet e aos dispositivos de informação e comunicação em todo o Uruguai poderia ser um desencadeador de mudanças na forma como as crianças em idade escolar que vivem em zonas rurais estão a construir as suas identidades. É interessante prestar atenção aos condensados visuais que circulam, sejam eles provenientes do ambiente tradicional ou do ambiente familiar, ou descartar a hipótese de hibridização que a globalização desencadeia, identificando os mecanismos através dos quais estas identidades de ruralidade e a ligação com os espaços comuns do ambiente são moldadas. Propõe-se centrar-se nas escolas rurais mono e multiprofissionais, considerando que constituem e definem um espaço público para a construção da cidadania num território específico e selecionado. Ainda que a implementação deste dispositivo tivesse sido prevista, o surto da pandemia parou a possibilidade de realizar as atividades tal como foram concebidas, o que modificou o processo e abriu o desafio de explorar novas formas de abordagem. Este documento relata este processo.

Biografia do Autor

Gonzalo Vicci, UDELAR

Doctorado de Artes Visuales y Educaciòn, Un Enfoque Construccionista, Universidad de Barcelona. Licenciatura en Artes - Artes Plásticas y Visuales, Instituto Escuela Nacional de Bellas Artes (UDeLaR).

Mónica Cabrera, Universidad de la República (UDELAR)

Licenciada en Comuniación, Universidad de la República. Docente de la Unidad Académica de Estudios y Prácticas de Cultura Visual, Facultad de Artes, Universidad de la República, Uruguay.

Referências

ÁLVAREZ, C. Unas 300 escuelas rurales tienen menos de cinco niños; la situación preocupa al director de Educación Rural del CEIP. La Diaria Educación, 18 enero 2020. Disponible en: https://educacion.ladiaria.com.uy/articulo/2020/1/unas-300-escuelas-rurales-tienen-menos-de-cinco-ninos-la-situacion-preocupa-al-director-de-educacion-rural-del-ceip/. Acceso el: 6 marzo 2020.

CARRO, S.; PEREIRA, I.; SANTOS, L. El valor de la educación rural: reflexiones sobre una experiencia de desarrollo. Facultad de Psicología, 2007. Disponible en: de https://psico.edu.uy/sites/default/files/cursos/ps-educacional_el-valor.pdf. Acceso el: 6 marzo 2020.

FREEDMAN, F. Enseñar la cultura visual. Currículum, estética y la vida social del arte. Barcelona: Octaedro, 2006.

GARCÍA CANCLINI, N. Diferentes, desiguales y desconectados. Barcelona: Gedisa, 2004.

HERNÁNDEZ, F. From Visual Literacy to Visual Culture Literacy. En: INTERNATIONAL INSEA CONGRESS: Interdisciplinary Dialogues in Arts Education. 1-5 Marso, 2006, Viseu, Portugal. [Comunicación presentada]. Anales [...].Viseu, Portugal, 2006.

Proceedings of International InSEA Congress 2006 Interdisciplinary Dialogues in Arts Education, 1-5 March, Viseu, Portugal.

HERNÁNDEZ, F. Los Estudios de Cultura Visual. La construcción permanente de un campo no disciplinar. Revista La Puerta FBA, [s.l.], n. 2, p. 89-99, 2006.

HERNÁNDEZ, F.; ANGUITA, M. ¿Cómo nos hemos relacionado con las imágenes? Documentar un proceso de relación pedagógica entre un grupo de estudiantes de la universidad y un grupo de niños y niñas de 5 años. Pátio – Revista Pedagógica, Porto Alegre, [s.n.], p. 30-5, 2012. ISSN: 1518-305X

JURADO, C.; TOBASURA, I. Dilema de la juventud en territorios rurales de Colombia: ¿campo o ciudad? Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, [s.l.], v. 10, n. 1, p. 63-77. 2002.

MARTINS, R.; TOURINHO, I. Educação da cultura visual: aprender, pesquisar, ensinar. Santa Maria, RS: UFSM, 2015.

PIOVANI, J. El diseño de la investigación. En: MARRADI, A; ARCHENTI, N; PIOVANI, J. (Compiladores). Metodologías de las ciencias sociales. Buenos Aires: Emecé Editores, 2007. p. 71-85.

Publicado

2022-02-17

Como Citar

Vicci, G., & Cabrera, M. (2022). Identidade rural: discursos e imagens em pequenas localidades de Paysandú, Uruguai. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 26(58), 55–66. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1604

Edição

Seção

Dossiê: Currículo, resistência e criação com as artes