Direito à educação infantil: proteção legal, coletiva e individual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1638

Palavras-chave:

Educação Infantil, Direito à educação, Direito social

Resumo

O artigo analisa o direito à educação infantil como proteção jurídica, individual e coletiva, por meio de uma pesquisa que compreendeu coleta, sistematização e análise de documentos produzidos em âmbito federal. Pôde-se apreender que tal direito está em conexão com o princípio básico democrático − a defesa dos direitos sociais prescritos na Constituição Federal de 1988, que salvaguarda os direitos humanos e ajuíza as condições internas de imposição das garantias legais que todo cidadão tem desde seu nascimento, isto é, seu direito individual. A educação infantil como direito social exige proteção jurídica, a garantia da universalidade em lei, para que, na prática, o acesso e a frequência de cada criança brasileira, em creches e pré-escolas, sejam cumpridos como direito individual. A concretização da universalidade da educação infantil depen­de da realização de políticas públicas, cujos procedimentos e objetivos gerais estão estabelecidos pelo texto constitucional.

Biografia do Autor

Nádia Bigarella, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Postdoctorate and Doctorate in Education. Professor of Undergraduate and Graduate Program in Education – Master and Doctorate of the Dom Bosco Catholic University (UCDB). Leader of the Research Group on Educational Policies and Teaching Systems Management Bodies. Director of the National Association of Education Policy and Administration (ANPAE), representing the State of Mato Grosso do Sul.

Ana Paula Gaspar Melim, Universidade Católica Dom Bosco UCDB

Doctor in Education. Coordinator and full professor of the Pedagogy Course of the Dom Bosco Catholic University (UCDB). Full member of the Municipal Board of Education.

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Publicado

2022-05-20

Como Citar

Bigarella, N. ., & Gaspar Melim, A. P. (2022). Direito à educação infantil: proteção legal, coletiva e individual. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(59), 155–171. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1638

Edição

Seção

Artigos