Currículo-slasher e dispositivo da catastrofização: nas entranhas de uma subjetividade zumbi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1698

Palavras-chave:

currículo, subjetividade, dispositivo

Resumo

O artigo, filiado ao campo das pesquisas pós-críticas em Educação e inspirado em obras do horror gore e slasher, objetiva utilizar a imagem do zumbi para significá-lo como um modo de subjetivação em marcha. O argumento é o de que a subjetividade zumbi é um composto de posições de sujeito que carrega traços de um planeta em colapso e que urde um caráter de modelização e serialização dos sujeitos. Embora essa subjetividade possa ser demandada em diferentes instâncias e espaços, operamos com o currículo das narrativas midiáticas seriadas como um dos principais articuladores que atualizam as linhas de um “dispositivo da catastrofização”. Tal dispositivo tem servido para responder à necessidade de se definir o que conta, em um mundo em ruínas, como vivível ou matável. Concluímos o artigo afirmando que embora o currículo das narrativas seriadas acione uma necropolítica que objetive eliminar o que desordena as normas, ele terá de enfrentar uma resistência tão inventiva, astuciosa e agitadora quanto o poder que exerce.

Biografia do Autor

Evanilson Gurgel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor do Núcleo de Educação da Infância (NEI – CAp/UFRN). Doutor em Educação pela UFBA (2022) e Mestre em Educação pela UFRN (2018). Licenciado em Ciências Biológicas pela UFRN (2014) e em Pedagogia pela UNINTER (2022). Integrante do grupo ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq.

Marlécio Maknamara, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor associado I do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Educação pela UFPB. Licenciado em Pedagogia, Ciências Biológicas e em Geografia. Líder do Grupo ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq.

 

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Gurgel, E., & Maknamara, M. (2022). Currículo-slasher e dispositivo da catastrofização: nas entranhas de uma subjetividade zumbi. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(61), 71–93. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1698

Edição

Seção

Dossiê: Currículos culturais não-escolares: processos de subjetivação, verdades e relações de poder