Currículo cultural na aula de História: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1726

Palavras-chave:

currículo cultural, Ensino de História, Feminismos

Resumo

Partimos da compreensão de que os diferentes espaços sociais em que circulamos divulgam e instituem práticas discursivas, que podem ser lidas como currículo que fomenta modos de vida e que participam do jogo da produção de verdades. Isso significa dizer que seguimos as perspectivas teóricas pós-críticas que entendem que os currículos não se restringem às disciplinas escolares e aos saberes nelas constituídos, mas se fazem presentes em diversas culturas e artefatos culturais. É o conceito de currículo cultural que nos conduz a problematizações em torno de um artefato cultural que foi utilizado como suporte para uma aula de História sobre os silenciamentos na Revolução Russa realizada numa escola pública federal, em 2022. Trata-se de um vídeo com o discurso da vereadora Marielle Franco, no Dia Internacional da Mulher. Nosso propósito é assumir a problematização como metodologia, a qual nos convida a pensar os discursos que organizam a fala, assim como a utilização do vídeo como artefato cultural potente para pensar as relações entre currículo escolar e currículo cultural não escolar.

Biografia do Autor

Samara Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestranda em Educação e licenciada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Residente docente pela UFJF. Membro e pesquisadora do grupo de estudos e pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED).

Anderson Ferrari, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Pós-doutor em Educação e Cultura Visual pela Universidade de Barcelona, Espanha. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da Faculdade de Educação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. Coordenador do grupo de estudos e pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade GESED.

Referências

ALMEIDA, Fabiana Rodrigues de. A anatomia de uma interdição: narrativas, apagamentos e silenciamentos na construção da BNCC de história. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2021.

ANHORN, Carmen Teresa Gabriel; COSTA, Warley da. Currículo de História, Políticas da Diferença e Hegemonia: diálogos possíveis. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 1, p. 127-46, 2011.

BAPTISTA, Bruna Cruz. PNLD 2020 – Avanços e(ou) permanências no livro didático de História quanto às questões de gênero e à presença das mulheres na história. RECH - Revista Ensino de Ciências e Humanidades – Cidadania, Diversidade e Bem-estar, Manaus, v. 5, n. 2, p. 410-30, jul./dez. 2021.

DIAZ-BENITEZ, Maria Elvira. Muros e pontes no horizonte da prática feminista: uma reflexão. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Pensamento Feminista Hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. p. 261-86

DUARTE, Constância Lima. Feminismo: uma história a ser contada. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019

FERRARI, Anderson. As relações de gênero na BNCC de História: da ausência à resistência. Revista História, histórias, Brasília, v. 9, n. 17, jan./jun. 2021.

FONSECA, Selva Guimarães. História local e fontes orais: uma reflexão sobre saberes e práticas de ensino de História. Revista História Oral, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 125-41, jan./jun. 2006.

FOUCAULT, Michel. Polêmica, Política e Problematizações. In: FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. p. 225-33.

FRANÇA, Fabiane Freire; FELIPE, Delton Aparecido. Os impactos dos feminismos e dos estudos de gênero no currículo educacional. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 550-62, 2017.

GIROUX, Henry. Memória e pedagogia no maravilhoso mundo da Disney. In: SILVA, Thomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 132-58.

MIRANDA, Sônia Regina. Formação de professores e ensino de História em limiares de memórias, saberes e sensibilidades. Revista História Hoje, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 149-67, 2013.

OLIVEIRA, Danilo Araujo; FERRARI, Anderson; CHAR, Carla. “A história que a história não conta”: heterotopias de um samba-enredo no currículo. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 634-58, 2021

ORIÁ, Ricardo. O negro na historiografia didática: imagens, identidades e representações. Revista Textos de História, Brasília, v. 4, n. 2, 1996.

PACIEVITCH, Caroline; GIL, Carmem Zeli de Vargas; SEFFNER, Fernando; PEREIRA, Nilton Mullet. A vida como ela foi: produzindo resistência nas aulas de História. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1604-625, 2019.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Pesquisas sobre Currículos e Culturas: temas, embates, problemas e possibilidades. Curitiba: CRV, 2010.

PARAÍSO, Marlucy Alves. A produção do currículo na televisão: que discurso é esse? Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 26, n. 1, 2001.

RAGO, Margaret. Feminizar é preciso: por uma cultura filógina. Revista Em Perspectiva, São Paulo, v. 15, n. 3, 2001, p. 58-66.

ZAMBONI, Ernesta. O ensino de história e a construção da identidade. São Paulo: SEE/Cenp, 1993.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Silveira, S. S. ., & Ferrari, A. (2022). Currículo cultural na aula de História: um estudo de caso . Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(61), 251–272. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1726

Edição

Seção

Dossiê: Currículos culturais não-escolares: processos de subjetivação, verdades e relações de poder