Habilidades, competências e desempenho de futuros professores de Matemática em um exame em larga escala: um estudo a partir do perfil e dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Autores

  • Márcia Regina F. de Brito UNICAMP

Resumo

O presente texto apresenta os resultados do primeiro Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) aplicado, em nível nacional, a alunos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. O perfil dos estudantes de Licenciatura em Matemática foi traçado a partir dos estudantes que realizaram a prova de Matemática em 2005 e responderam ao questionário socioeconômico e às questões de análise da prova. Em primeiro lugar, são apresentadas algumas informações sobre os principais aspectos do Sistema Nacio­nal de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Em seguida, a partir das fontes oficiais, são apresentadas as habilidades, competências e perfil profissional que fazem parte da matriz do exame do curso de Matemática. São apresentados também os componentes da habilidade matemática proposta por Krutetskii (1976), com a finalidade de apontar as diferenças de entendimento a respeito desses temas. Posteriormente, são apresentados o perfil dos estudantes e os principais resultados da análise estatística relativa ao desempenho desse grupo de futuros professores de matemática.

Biografia do Autor

Márcia Regina F. de Brito, UNICAMP

Doutora em Psicologia Educacional pela PUCSP. Titular e Livre Docente pela UNICAMP. Professora Colaboradora do Departamento de Psicologia Educacional da FE/UNICAMP.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Manual do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE – 2004. Brasília: INEP, 2004.

BRITO, Márcia Regina Ferreira; MUNHOZ, Alícia; PRIMI, Ricardo; GONÇALEZ, Maria Helena; REZI, Viviane; NEVES, Liliane; SANCHES, Maria Helena; MARINHEIRO, Fernanda. Exames Nacionais: uma análise do ENEM aplicado à matemática. Revista Avaliação, v. 5, n. 4, p. 45-53, 2000.

BRITO, Márcia Regina Ferreira. Alguns aspectos teóricos e conceituais da solução de problemas matemáticos. In: BRITO, Márcia Regina Ferreira de (org.). Solução de problemas e a matemática escolar. Campinas: Editora Átomo e Alínea. 2006.

______. ENADE 2005: perfil, desempenho e razão da opção dos estudantes pelas Licenciaturas. Revista Avaliação, v. 12, n. 3, p. 401-443, 2007.

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação da educação superior. Petrópolis: Vozes, 2000.

KRUTETSKII, Vadim A. The Psychology of mathematical abilities in schoolchildren. Chicago: University of Chicago Press, 1976.

EMBRETSON, Susan E.; REISE, Steven P. Item response theory for psychologists. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2000.

LIMANA, Amir; BRITO, Márcia Regina Ferreira. O modelo de avaliação dinâmica e o desenvolvimento de competências: algumas considerações a respeito do ENADE. Revista Avaliação, v. 10, n. 2, p. 9-32, 2005.

SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2. ed., ampl. Brasília: Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2004. 155p.

STERNBERG, Robert J.; GRIGORENKO, Elena L. Dynamic Testing. The nature and measurement of learning potential. New York: Cambridge University Press, 2002.

Sites

INEP. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/download/enade/2007/Portaria_diretrizes/Agronomia_140.p>. Acesso em: out. 2008.

INEP. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/download/superior/enade/Diretrizes%20Enade/Diretrizes_Matematica_%20n_132.pdf>. Acesso em: 4 out. 2008.

Publicado

2015-12-07

Como Citar

Brito, M. R. F. de. (2015). Habilidades, competências e desempenho de futuros professores de Matemática em um exame em larga escala: um estudo a partir do perfil e dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (26). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/194

Edição

Seção

Dossiê