A Licenciatura em Educação do Campo no Brasil: reflexões a partir de pesquisas com os egressos
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v30i69.2070Palavras-chave:
educação do campo, licenciatura em educação do campo, estado conhecimentoResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar o estado do conhecimento acerca das produções acadêmicas sobre a Licenciatura em Educação do Campo no Brasil. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, por meio da qual foi realizado o mapeamento de dissertações e teses na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os achados foram submetidos à análise de conteúdo, tendo como referência Bardin (1977). Os resultados demonstram a pluralidade com que as pesquisas sobre a Licenciatura em Educação do Campo têm sido constituídas, abrangendo principalmente o contexto das políticas públicas voltadas à educação do campo, incluindo a legislação, os programas governamentais e as diretrizes educacionais; os processos formativos e a forma como estes preparam os alunos para atuar nesse contexto; e a atuação dos egressos, com foco nas dificuldades e potencialidades
encontradas no exercício profissional. As análises indicam que, apesar de a licenciatura cumprir seu papel na formação de sujeitos que contribuem para uma educação do campo mais justa e inclusiva, ainda persistem desafios significativos, entre os quais se destaca o acesso dos egressos ao mundo do trabalho em escolas do campo. Assim, torna-se cada vez mais necessário o enfrentamento dessas barreiras para assegurar o pleno desenvolvimento da educação do campo.
Referências
AIRES, Helena Quirino Porto. Análise dos desafios e perspectivas do curso de Licenciatura em Educação do Campo, Campus de Arraias, estado do Tocantins. 2020. 244f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020.
ÂNGELO, Aline Aparecida. Um estudo sobre a prática político-social de egressos da Licenciatura em Educação do Campo da FAE/UFMG: possibilidades e desafios para a formação de educadores do campo. 2019. 315f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2019.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRITO, Marcia Mariana Bittencourt. Formação de professores na perspectiva da epistemologia da práxis: análise da atuação dos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília. 2017. 379f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2017.
CARCAIOLI, Gabriela Furlan. Educação do Campo, Agroecologia e ensino de Ciências: o tripé da formação de professores. 2019. 242f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, 2019.
CARMO, Nayara Cristine Carneiro do. Mapeando a educação do campo em Minas Gerais: um estudo sobre egressos da Licenciatura em Educação do Campo da UFMG (2005-2011) do Vale do Jequitinhonha. 2019. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de. As práticas pedagógicas do educador do campo do território bragantino: um diálogo com os saberes e fazeres cotidianos do educando. 2017. 172f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia) - Universidade Federal do Pará (UFPA), Bragança, 2017.
CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, João Ferreira de; MICHELLOTO, Regina Maria. As políticas de expansão da educação superior no Brasil e a produção do conhecimento. Série-Estudos, Campo Grande, n. 30, p. 267-281, dez. 2010.
CHAGAS, Bruna Lameira. Perspectivas e desafios pós-formação: o caso dos/as egressos/as do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFRR. 2022. 201f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.
CORDEIRO, Debora Dos Reis. Prática cultural docente: o habitus professoral dos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo /UNIFESSPA. 2017. 238f. Dissertação (Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Marabá, 2017.
CORRÊA, Joana Laura Costa. Identidade docente em movimento: memórias que narram r-existências e protagonismo dos egressos da LEDOC/UFPA, Campus Cametá. 2023. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) – Universidade Federal do Pará (UFPA), Cametá, 2023.
DALMOLIN, Antonio Marcos Teixeira. À sombra deste jacarandá: articulações entre Ciências da Natureza e Educação do Campo na formação docente. 2020. 263f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Porto Alegre, 2020.
GHEDINI, Maria Cecília. A produção da Educação do Campo no Brasil: das referências histórias a institucionalização. 2015. 35 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
LIMA, Railson Borges. Educação do campo, agroecologia e o modo de vida camponês: uma análise sobre a práxis dos egressos da LEDOC/UFPI/CPCE. 2023. 135f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural) - Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2023.
MARTINS, Carla Regina Signorini. Contribuição do curso de Licenciatura em Educação do Campo EAD-UAB da UFPEL no desenvolvimento territorial dos polos de atuação. 2022. 126f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.
MELO, Nara Lopes de. Formação em alternância: contribuições para o fortalecimento territorial da comunidade quilombola Mumbuca, a partir da Licenciatura em Educação do Campo, da UFNT - Campus Tocantinópolis. 2022. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2022.
MELO, Renata Jose de. As percepções sobre a formação por alternância de egressos da Licenciatura em Educação do Campo do estado de Goiás. 2023. 191f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, 2023.
MOLINA, Mônica Castagna.; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Maria de Fátima Almeida. A produção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 24, e240051, 2019.
MOROSINI, Marília; KOHLS-SANTOS, Priscila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado do conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021.
MOURA, Lenice Sales de. Formação docente por alternância: estudo de caso de professores egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da UFPI em Picos, Piauí. 2020. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, 2020.
NEVES, Lucas do Couto. Educadores do campo e movimentos sociais em formação: repercussões da Licenciatura em Educação do Campo em Santo Antônio de Pádua – RJ. 2023. 126f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural) – Universidade de Brasília (UnB), Planaltina, 2023.
NUNES, Naiane Dias. Representações sociais sobre o campo de professores egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo FAE-UFMG. 2019. 70f. Dissertação (Mestrado em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2019.
OLIVEIRA, Silvia Naara da Silva Pinto de. Autoetnografias de mulheres da Licenciatura em Educação do Campo FUP/UNB: letramentos, resistência e inclusão. 2022. 218f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2022.
PAULA, Cláudia Regina Ataíde de. Educação do campo e desenvolvimento territorial: um olhar sobre as contribuições da política de formação de professoras/es do campo em Santa Rosa de Lima (SC). 2022. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.
PEREIRA, Marcelo Fabiano Rodrigues. A Licenciatura em Educação do Campo da UNB e a práxis docente na transformação da forma escolar a partir da atuação de suas egressas. 2019. 325f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2019.
PEREIRA, Maria de Lourdes Soares as. Contribuições da Licenciatura em Educação do Campo na transformação das relações de gênero: um estudo de caso com as educandas do assentamento Virgilândia de Formosa/GO. 2014. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2014.
PRADO, Daniela Queiroz do. A Licenciatura em Educação do Campo da universidade federal de viçosa: egressos da primeira turma em perspectiva. 2020. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2020.
SAGAE, Érika. Licenciatura em Educação do Campo: um processo em construção. 2015. 153f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2015.
SANTOS, Ellen Vieira. Representações sociais de egressos da Licenciatura em Educação do Campo da FAE/UFMG sobre o campo. 2018. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2018.
SANTOS, Janeide Bispo dos. Questão agrária, educação do campo e formação de professores: territórios em disputa. 2015. 252f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.
SANTOS, Jenijunio dos. Licenciatura em educação do campo e território ribeirinho: desafios e potencialidades na formação de educadores para a resistência na Amazônia. 2020. 238f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
SANTOS, Leandro dos. Concepção e prática da organização escolar desenvolvido no curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFS (2008/2012). 2015. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
SARMENTO, Consuelem da Silva. A formação profissional de egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Roraima (UFRR): desafios da profissão na contemporaneidade. 2018. 66f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, 2018.
SILVA, Adriana Ferreira da. A formação docente crítica no curso de Licenciatura em Educação do Campo - UFSC: um olhar a partir de Freire. 2020. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2020.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Caminhos da interdisciplinaridade: da formação por área de conhecimento à prática educativa de egressos da Licenciatura em Educação do Campo PROCAMPO/IFPA, Campus de Castanhal, PA. 2017. 315f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, 2017.
SOBRINHO, Eliana de Deus. Licenciatura em educação do campo na Universidade Federal do Espírito Santo: um estudo de caso com estudantes egressos e egressas. 2022. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, 2022.
SOUZA, Maria Antônia de. Pesquisa educacional sobre MST e educação do campo no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, e208881, 2020.
TRINDADE, Antenor Carlos Pantoja. Representações sociais de egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPA: formação e atuação no contexto social do campo. 2016. 177f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, 2016.
TUSSET, Cristiane. A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza do Campus Litoral Norte da UFRGS. 2022. 92f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2022.
XAVIER, Pedro Henrique Gomes. Formação de educadores na perspectiva do intelectual coletivo: experiências a partir do complexo de estudos na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília. 2022. 259f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Benedito de Brito Almeida, Genylton Odilon Rêgo da Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.