Saber científico – conhecimento específico – saber escolar e a formação de professores

Autores

  • Marilene Ribeiro Resende Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.234

Resumo

Neste artigo, pretendemos abordar a relação entre o saber “sábio” ou científico, o “conhecimento específico” na formação do professor para atuar na escola básica e o saber escolar, tendo como foco o conhecimento matemático a ser desenvolvido na licenciatura em matemática. Buscamos as contribuições de teóricos do campo como Chevallard, Chervel, Lopes e Macedo, Tardif e Shulman para subsidiar as nossas reflexões. Com base nesses referenciais podemos considerar que as disciplinas acadêmicas, assim como as ­escolares, não são simplesmente recortes didatizados de um campo cientifico, são construtos sociais, constituídos de: conteúdos e práticas, frutos de uma transposição didática; de finalidades; de elementos pedagógicos e de outros elementos organizados de modo a manter uma unidade científica e didática. No caso das ­disciplinas específicas da licenciatura, elas devem incluir o conhecimento do conteúdo específico, o conhecimento pedagógico do conteúdo e também o curricular, conforme propõe Shulman.
Palavras-chave

Biografia do Autor

Marilene Ribeiro Resende, Universidade de Uberaba

Doutora em Educação Matemática – Puc/SP. Professora da Universidade de Uberaba.

Referências

ASTOLFI, J.P.; DEVELAY, M.; A didática das ciências. 2. ed. Tradução de Magda S. S. Fonseca. Campinas, SP: Papirus, 1991.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, 1990.

CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1991.

DRUCK, S. O drama do ensino da matemática. Folha de São Paulo, São Paulo, 25 mar. 2003, Caderno Sinapse, p. 32.

FIORENTINI, D.; SOUZA Jr, A. J.; MELO, G.F.A. Saberes docentes: um desafio para acadêmicos e práticos. In: Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado das Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB, 1998.

HASNI, A. Penser les disciplines de formation à l’enseignement primaire c’est d’abord penser les disciplines scolaires. In: Reforme curriculaire et statut des disciplines: quels impacts sur la formation professionnelle l’enseignement? v. XXVIII, n. 2, automne-hiver 2000. Disponível em: < http://72.14.207.104/search?q=cache:8_gjUNiOsC4J: acelf.ca/c/revue/XXVIII-2articles/>. Acesso em: 7 fev. 2006.

LINS, R. Os problemas da educação matemática. Folha de São Paulo, São Paulo, 29 abr. 2003, Caderno Sinapse, p. 32.

LOPES, A.R.C. Conhecimento escolar em química – processo de mediação didática. In: Química Nova. 20(5), 1997.

______. Organização do conhecimento escolar: analisando a disciplinaridade e a integração. In: Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE); Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

LOPES, A.R.C.; MACEDO, E. A estabilidade do currículo disciplinar: o caso das ciências. In: Disciplinas e integração curricular: histórias e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

PERRENOUD, P. Le role de la formation à l’enseignement dans la construction des disciplines scolaires. Education et francophonie – Revue scientifique virtuelle. Association Canadiense d’éducation de langue française. v. XXVIII, n. 2, automne-hiver 2000. Disponível em: <http//www.acelf.ca/c/revue/revuehtml/28-2/05-Perrenoud.html>. Acesso em: 27 fev. 2006.

SHULMAN, L.S. Those who understand: knowlege growth in teaching. In: Educational Research. Frebruary, 1986.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

Resende, M. R. (2013). Saber científico – conhecimento específico – saber escolar e a formação de professores. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (24). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.234

Edição

Seção

Dossiê