Investigações científicas e produções sobre didática na região Centro-Oeste

  • Andréa Maturano Longarezi Universidade Federal de Uberlândia
  • Roberto Valdés Puentes Universidade Federal de UberlÂndia
Palavras-chave: estado da arte, didática, Região Centro-Oeste, pesquisas, produções.

Resumo

O presente artigo apresenta o estado da arte da Didática, no âmbito da pós-graduação em Educação, na região Centro-Oeste do Brasil. As análises são resultados de pesquisa desenvolvida com o objetivo de identificar “quanto”, “o que”, “sobre o que” e “onde” as linhas de pesquisa da área de Didática têm pesquisado e produzido, no período de 2004 a 2010. A amostra foi de 40% dos programas credenciados junto à Capes no ano de 2010, nos quais foram levantadas e analisadas as pesquisas e produções desenvolvidas pelos professores vinculados a essas linhas. Os dados revelam que 30% das pesquisas e 35% das publicações aí realizadas não são sobre Didática, o que evidencia uma distorção no interior dessas linhas. Quando observados os campos da Didática, nota-se uma concentração no campo investigativo, seguida do profissional e do disciplinar. O estudo das dimensões denota que a de fundamentos concentra as investigações, seguida das dimensões de modos e condições. Mais da metade das publicações ocorrem em anais de eventos. Os livros, capítulos de livros e os artigos em periódicos (veículos de maior valoração acadêmica) ocupam apenas 40% do total de publicações da área na região. Esses dados revelam o lugar que a Didática tem ocupado, sinalizando para a necessidade de um olhar crítico para o que se tem produzido na área, bem como para o que se demanda de investimentos acadêmico-políticos que a recoloquem no centro das investigações acadêmico-pedagógicas e permitam sua devida valorização.

Biografia do Autor

Andréa Maturano Longarezi, Universidade Federal de Uberlândia
Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é professora na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia, atuando como membro do corpo permanente nos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação; consultora ad hoc do CNPq; membro do corpo editorial de várias revistas.
Roberto Valdés Puentes, Universidade Federal de UberlÂndia
Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Exerce a docência universitária em nível de graduação e pós-graduação desde 1993, atuando em Cuba (1993-1998) e em várias instituições de ensino superior do Brasil (2002-2008). Atualmente é Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - FACED/UFU e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado).

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Publicado
2017-07-28
Seção
Artigos