A política educacional e os professores da escola pública rio-grandense na Primeira República

Authors

  • Berenice Corsetti UNISINOS

Abstract

O artigo busca contribuir para a compreensão dos elementos que caracterizaram a escola pública do Rio Grande do Sul, no primeiro período republicano, abordando os professores e sua situação a partir das determinações da política republicana para o setor da educação gaúcha. Para a caracterização do professor público gaúcho, à época, tratamos de sua origem social, de sua situação funcional e salarial e do nível de sua formação e de seu preparo didático-pedagógico. Esses elementos possibilitam, ainda que parcialmente, a percepção do papel desenvolvido pelos docentes, para a modernização capitalista do Estado gaúcho.

Author Biography

Berenice Corsetti, UNISINOS

Professora da Universidade do Vale do Rio dos  Sinos/UNISINOS, São Leopoldo/RS. Mestre em História, Doutora em Educação.

Published

2013-11-06

How to Cite

CORSETTI, Berenice. A política educacional e os professores da escola pública rio-grandense na Primeira República. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, n. 14, 2013. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/542. Acesso em: 28 jan. 2026.

Issue

Section

Dossiê