Estudos curriculares no Brasil: o (não) lugar dos ­conceitos de interculturalidade, multiculturalismo, hibridismo, raça, etnia e gênero

Autores/as

  • José Licínio Backes Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.775

Resumen

O artigo analisa o (não) lugar dos conceitos de hibridismo, interculturalidade, multiculturalismo, raça, etnia e gênero no campo do currículo, cuja centralidade ou não produz um conjunto de efeitos para esse campo. Para fazer a análise, foram lidos e examinados todos os trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho Currículo (GT 12) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) no período 2008-2012, totalizando 69 trabalhos. A análise mostrou que os conceitos são utilizados mais como adjetivos para qualificar diferentes realidades do que como substantivos e que o seu significado é pouco explicitado nos trabalhos apresentados. Também foi observada pouca presença (não-centralidade) dos conceitos e temáticas de gênero e relações étnico-raciais, bem como de questões ligadas à interculturalidade e ao multiculturalismo no campo do currículo. Ainda que essa presença contribua para a ressignificação do campo do currículo, concluímos que ela seria maior se houvesse uma centralidade desses conceitos e uma preocupação maior em explicitá-los.

Palavras-chave: Estudos curriculares. ANPEd. GT Currículo.

Biografía del autor/a

José Licínio Backes, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS

Prof. Dr. no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco.

Citas

BACKES, J. L. Os estudos étnico-raciais e a ressignificação do currículo da educação básica. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 13, p. 15-23, jan./abr. 2013a.

______. Os conceitos de multiculturalismo/interculturalidade e gênero e a ressignifcação do currículo da educação básica. Quaestio: Revista de Estudos de Educação, Sorocaba, v. 15, p. 50-64, jan./jun. 2013b.

______. Os conceitos de multiculturalismo/ interculturalidade e hibridismo: conceitos que contribuem para desconstruir a história e o currículo etnocêntrico. In: LUCHESE, T. A. (Org.). Horizontes: diálogos entre culturas e história da educação. Caxias do Sul: EDUCS, 2012. p. 235-260.

BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

CANDAU, V. M. F.; RUSSO, K. Interculturalidade e educação na América Latina: uma construção plural, original e complexa. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, p. 171-189, 2010.

COSTA, S. Desprovincializando a sociologia: a contribuição pós-colonial. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 21, n. 60, p. 117-134, fev. 2006.

HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul./dez. 1997.

______. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

LOPES, A. C. Política de currículo: recontextualização e hibridismo. Currículo sem Fronteiras, v. 5, n. 2, p. 50-64, 2005.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: Vozes, 1997.

MCLAREN, P. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 1997.

QUIJANO, A. Colonialidade, poder, globalização e democracia. Revista Novos Rumos, Marília, v. 17, n. 37, p. 4-25, maio/ago. 2002.

WALSH, C. Interculturalidad y (de)colonilidad: perspectivas críticas y políticas. Revista Visão Global, Joaçaba, SC, v. 15, n. 1-2, p. 61-74, 2013.

Publicado

2014-07-01

Cómo citar

Backes, J. L. (2014). Estudos curriculares no Brasil: o (não) lugar dos ­conceitos de interculturalidade, multiculturalismo, hibridismo, raça, etnia e gênero. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (37), p. 155–164. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.775

Número

Sección

Dossiê