A dubiedade da formação docente: um peso e duas medidas. O curso de Magistério e a Pedagogia

Autores

  • Lilian Alves Pereira
  • Márcia R. Selpa Heinzle

DOI:

https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(04)

Resumo

Esse artigo tem por finalidade problematizar a dubiedade da formação docente em nível médio e nível superior para atuar na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Realiza uma análise dos currículos do curso de Magistério em nível médio oferecido pelo estado de Santa Catarina, e de um curso de Pedagogia, ofertado por uma universidade pública do mesmo estado. Tendo em vista que ambas as formações têm o mesmo objetivo, a formação do docente para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental, observa-se uma disparidade entre os currículos, quanto à carga horária, às disciplinas, aos enfoques nos estágios. Questiona-se, portanto, quais motivos mantém a coexistência dessas duas formações, mesmo após as normativas legais prescreverem a extinção do curso de formação docente em nível médio, a qual, por ter seu fim determinado, não recebe investimentos. Conclui-se que as más condições de exercício da profissão e a desvalorização social e econômica estão intrinsicamente ligadas à qualidade da formação docente.

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Publicado

2016-07-26

Como Citar

Pereira, L. A., & Selpa Heinzle, M. R. (2016). A dubiedade da formação docente: um peso e duas medidas. O curso de Magistério e a Pedagogia. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 21(42), 65–78. https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(04)

Edição

Seção

Artigos