O professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o conhecimento educativo freireano

Autores

  • Ademar de Lima Carvalho UFMT - Campus Universitário de Rondonópolis.

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1063

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, conhecimento freireano, prática educativa.

Resumo

O presente artigo trata do resultado de uma investigação com 78 professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos na rede pública no município de Rondonópolis, MT. A Investigação foi impulsionada pelo desejo de refletir sobre a prática pedagógica do professor. Como objetivo, buscou-se compreender que conhecimento o professor da EJA tem do pensamento educativo freireano. Para a coleta de dados, utilizou-se de questionário com questão fechada e aberta para o professor manifestar o seu conhecimento. Como fundamentação teórica, este artigo se alicerçou no pensamento Educativo de Paulo Freire e autores que estão em sintonia com seu pensamento. O resultado da investigação revelou que os professores da EJA não tiveram uma formação específica para atuar nessa modalidade de ensino. Para esses professores, o pensamento educativo de Freire é compreendido como importante para pensar o processo pedagógico da EJA, porém, na formação continuada, a ênfase, simplesmente, é dada para a instrumentalização do ensino.

Biografia do Autor

Ademar de Lima Carvalho, UFMT - Campus Universitário de Rondonópolis.

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (1982); graduação em Pedagogia (1988) e mestrado em Educação (1995) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); doutorado em Educação Brasileira (2002) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É professor Associado IV da UFMT. Tem experiência na área de Filosofia da Educação, Pedagogia: teoria da educação e prática pedagógica, Educação Pública, com foco de atuação na docência, e pesquisa nos seguintes temas: Fundamentos da educação/ Organização do Trabalho Pedagógico na Escola: coordenação, Projeto político pedagógico e gestão democrática / Natureza da Prática Docente / Construção do Conhecimento Pedagógico/Formação permanente de professor centrada na escola/ Pedagogia e prática pedagógica na sala de aula.

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Publicado

2018-04-12

Como Citar

Carvalho, A. de L. (2018). O professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o conhecimento educativo freireano. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(47), 83–106. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1063

Edição

Seção

Artigos