Mudança conceitual de alfabetização e crise da formação

Autores

  • Analice Czyzewski Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Terezinha Bellanda Galuch Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1113

Palavras-chave:

alfabetização, políticas públicas, Teoria Crítica, formação.

Resumo

Com o objetivo de refletir sobre o processo de alfabetização no contexto da implementação de políticas públicas no Brasil, a partir da década de 1990, bem como sobre as transformações na organização do mundo do trabalho e suas relações com a educação e a nova forma de se conceber o processo de alfabetização, este texto se insere nas discussões sobre a crise da formação. Compreende-se a alfabetização como um processo complexo e multifacetado, cujo objeto de ensino é o sistema de escrita alfabética considerado, neste estudo, como condição e ponto de partida para o acesso e compreensão do conhecimento registrado sob a forma de textos escritos, o que não significa abrir mão dos demais objetos extralinguísticos para a apropriação da cultura e ampliação do horizonte da compreensão e uso da língua em diversos contextos sociais e culturais, bem como a consolidação do letramento e do desenvolvimento da capacidade de entender a sociedade naquilo que a realidade imediata nega pela simplificação de sua complexidade. Decorre desse entendimento, a opção pela Teoria Crítica da Sociedade para orientar a reflexão. apontando para o contexto de mundialização do capital e da implementação de políticas públicas para a educação que conduzem a uma formação contrária ao desenvolvimento da autonomia.

Biografia do Autor

Analice Czyzewski, Universidade Estadual de Maringá

Professora colaboradora do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade estadual de Maringá (UEM), campus sede, Maringá, Paraná, Brasil; Doutoranda em Educação (PPE/UEM); Mestre em Educação (PPE/ UEM). 

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Doutora em educação- PUC/SP (2004), Pós- doutorado- Instituto de Psicologia- USP (2014). 

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Publicado

2018-04-12

Como Citar

Czyzewski, A., & Galuch, M. T. B. (2018). Mudança conceitual de alfabetização e crise da formação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(47), 123–139. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1113

Edição

Seção

Artigos