O curso de Pedagogia e os retrocessos na legislação educacional: uma ofensiva às possibilidades de formação crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1487

Palavras-chave:

formação docente, Pedagogia, perspectiva crítico-emancipatória

Resumo

Neste artigo, discutimos a formação de professores no Brasil com base na reflexão sobre a produção da política educacional, suas manifestações legais e seus impactos na formação de pedagogos. O texto tem por base uma pesquisa empírica realizada junto a estudantes e professores do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, conduzida com o objetivo de analisar a constituição de uma práxis como princípio epistemológico formativo. A pesquisa envolveu análise documental e entrevista individual e coletiva (grupo focal) com professores e estudantes. O arcabouço legal que atualmente subsidia a formação de pedagogos no país projeta, ainda que superficialmente, uma concepção de professor com possibilidade de atuação crítica na sua práxis profissional. Essa formação, contudo, encontra-se comprometida com a publicação da Resolução CNE/CP n. 02/19, que retoma uma perspectiva de formação docente centrada nas competências e provoca impactos significativos na organização do curso de Pedagogia. Respaldamos nossa discussão teórica no campo da política educacional de formação docente e na defesa de uma concepção de formação crítico-emancipatória.

Biografia do Autor

Antonia Alves Pereira Silva, Universidade Estadual do Piauí (Uespi)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Pedagoga. Professora assistente da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Atua e pesquisa na área de Formação de Professores. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade (Nepes/Uespi) e do Grupo de Pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática (ProPEd-Uerj).

Maria Isabel Ramalho Ortigão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Pós-doutora (Professora Visitante Sênior na Universidade de Lisboa - área Avaliação Educacional (Bolsista Capes-PrInt/Uerj). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Graduada em Pedagogia e Matemática. Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Pesquisadora do CNPq (Pq-2), procientista (Uerj) e cientista do Nosso Estado (Faperj). Atua na área de Políticas de Avaliação. Editora associada de seção da Zetetiké e líder do grupo de pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática (CNPq/ProPEd-Uerj).

Referências

AGUIAR, Márcia Angela Silva; MELO, Maria de Oliveira. Pedagogia e as diretrizes curriculares do curso de Pedagogia: polêmicas e controvérsias. Revista Linhas Críticas, Brasília, v. 11, 2005. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/. Acesso em: 1º maio 2019.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL PELA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO [ANFOPE]. Documento final do XVIII Encontro Nacional da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Políticas de formação e valorização dos profissionais da educação: conjuntura nacional avanços e retrocessos. Goiânia: Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, 2016.

BAZZO, Vera; SCHEIBE, Leda. De volta para o futuro. Retrocessos na atual política de formação de professores. Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 27, p. 669-84, set./dez. 2019. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br. Acesso em: 3 jun. 2020.

BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BRANDÃO, Zaia. A Dialética micro/macro na Sociologia da Educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 153-65, jul. 2001. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/. Acesso em: 1º nov. 2019.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 01/06. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília-DF, 2006.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n. 05/05. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília-DF, 2005.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 01/02. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília-DF, 2002.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 02/15. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Brasília-DF, 2015.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 02/17. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF, 2017.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 02/19. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores para Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para Formação de professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília-DF, 2019.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. A formação de educadores: uma perspectiva multidimensional. In: CANDAU, V. M. F. (Org.). Rumo a uma nova didática. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Reformas educacionais hoje na América Latina. In: MOREIRA, A. F. B. Currículo políticas e práticas. 13. ed. Campinas: Papirus, 2013.

DIAS, Rosanne Evangelista. Produção de políticas para formação de professores. In: LOPES, A. C.; LOPES, Alice Casimiro, LOPES, Amélia, LEITE, Carlinda, MACEDO, Elizabeth; TURA, Maria de Lourdes (Org.). Políticas educativas e dinâmicas curriculares no Brasil e em Portugal. Petrópolis: DP et Alii; Rio de Janeiro: Faperj, 2008.

DOURADO, Luiz Fernandes. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educação e Sociedade, Campinas, v. 36, n. 131, p. 299-324, jun. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid. Acesso em: 3 nov. 2019.

FARIAS, Isabel Maria Sabino. O discurso curricular da proposta para BNC. Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 155-68, jan./maio 2019. Disponível em: http://www.esforce.org.br. Acesso em: 6 nov. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREITAS, Helena C. Lopes. A (nova) política de formação de professores. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 (especial), p. 1203-30, out. 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 13 fev. 2018.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba S. de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: Unesco, 2011.

GIROUX, Henry. A. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artmed, 1997.

LOPES, Alice Casimiro. Relação macro/micro na pesquisa em currículo. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, p. 619-35, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v36n129/. Acesso em: 1º nov. 2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

SCHEIBE, Leda. Formação dos profissionais da educação pós-LDB: vicissitudes e perspectivas. In: VEIGA, I. P. A. AMARAL, A. L. (Org.). Formação de professores: políticas e debates. Campinas: Papirus, 2002.

SCHEIBE, Leda. Diretrizes curriculares de para o curso de Pedagogia: trajetória longa e inconclusa. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 43-62, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid. Acesso em: 7 jun. 2019.

SILVA, Katia Augusta P. Curado. A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora. Linhas Críticas, Brasília, v. 17, n. 32, p. 13-31, jan./abr. 2011. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/. Acesso em: 2 jan. 2019.

SILVA, Katia Augusta P. Curado. Epistemologia da práxis na formação de professores. Revista de Ciências Humanas - Educação, v. 18, p. 15, 2017. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article. Acesso em: 3 ago. 2019.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro; VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixadá. Formação de professores: um campo de possibilidades inovadoras. In: VEIGA, I. P. A.; SILVA, E. F. da (Org.). A escola mudou. Que mude a formação de professores! 3. ed. Campinas: Papirus, 2012.

Downloads

Publicado

2020-09-11

Como Citar

Alves Pereira Silva, A., & Ramalho Ortigão, M. I. (2020). O curso de Pedagogia e os retrocessos na legislação educacional: uma ofensiva às possibilidades de formação crítica. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1487

Edição

Seção

Dossiê: As (novas) políticas curriculares para formação docente: paradoxos e pro