O processo de inclusão em educação no contexto da pandemia: desafios da formação docente numa perspectiva inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1632

Palavras-chave:

pandemia, formação docente, inclusão em educação

Resumo

Neste artigo, buscamos refletir sobre o processo de inclusão educacional no contexto da pandemia, problematizando o papel da universidade diante dos desafios da formação docente numa perspectiva inclusiva. A pandemia nos forçou a adotar como principal estratégia o ensino remoto emergencial, transpondo, para o ambiente virtual, desafios enfrentados no presencial quanto à inclusão e acessibilidade de pessoas que, por possuírem alguma deficiência ou outra necessidade educativa especial, enfrentam barreiras no ambiente escolar. Acreditamos que não podemos seguir adiante sem levar em conta as consequências que o ensino remoto nos trouxe. Assim, neste artigo, interessa-nos focalizar como se potencializaram os processos de exclusão daqueles alunos que, mesmo no ensino presencial, já enfrentavam barreiras à aprendizagem e participação, seja em razão das metodologias de ensino, seja em razão da organização curricular, da avaliação, da falta de conhecimento dos professores para responder às necessidades educacionais especiais dos estudantes e da organização dos espaços e tempos escolares. A realidade que se impôs nesse momento, somada ao histórico da formação docente no Brasil, mostrou-nos a urgência de a universidade promover e recriar propostas formativas que contemplem as questões relativas ao processo de inclusão em educação. Como demonstramos no texto, a extensão universitária, pela via da metodologia colaborativa, pode ser um espaço rico para refletir outras possibilidades de ensinar e aprender.

Biografia do Autor

Elita Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Educacional Rosemar Pimentel (FERP). Graduada em Pedagogia pela UFJF. Professora Adjunta da Faculdade de Educação na UFJF, atuando na disciplina de Políticas Públicas e Gestão escolar.

Katiuscia Cristina Vargas Antunes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Doutora e mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Licenciada e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da UFJF; professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FACED/UFJF) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP/CAED/UFJF); e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (NEPED) da UFJF. Líder do Grupo de Pesquisa Culturas, Políticas e Práticas de Inclusão em Educação. Coordena, ainda, o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da UFJF.

Mylene Cristina Santiago, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente, é professora do Departamento de Educação e vice-coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inclusão em educação, currículo e atendimento educacional especializado. 

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Publicado

2023-08-03

Como Citar

Martins, E., Antunes, K. C. . V., & Santiago, M. C. (2023). O processo de inclusão em educação no contexto da pandemia: desafios da formação docente numa perspectiva inclusiva. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(63), 243–265. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1632