Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: formação humana em todas as dimensões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1666

Palavras-chave:

educação profissional, Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, formação humana

Resumo

Este ensaio versa sobre o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP), como meio capaz de promover a formação humana em suas diversas dimensões. Examina características do EMIEP e por que nele deve estar presente a formação humana com o propósito de alargar o debate sobre esta forma de ensino, analisando o seu significado e explicitando os fundamentos que evidenciam a formação humana a partir dos princípios da politecnia e da omnilateralidade. Caracterizado como pesquisa exploratória e descritiva, foi desenvolvido seguindo abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica, com incidência em obras de autores que pesquisam sobre a temática. Trata das principais características que constituem o EMIEP e discorre sobre indicadores que demonstram a formação humana em suas dimensões no desenvolvimento do EMIEP. As repercussões indicam que o EMIEP deve ser instrumento para superar a formação dual, segmentada e utilitária e formar para a dimensão do trabalho em seus sentidos ontológico e histórico, garantindo as dimensões indissociáveis do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia e a promoção da formação humana integral.

Biografia do Autor

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Sertão, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (FUNDESTE). Graduação em Pedagogia pela FUNDESTE. Atualmente, é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Sertão. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Membro do banco de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC n. 856, de 17/09/2018.

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialização em Supervisão Escolar Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (FUNDESTE). Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Graduação em Estudos Sociais pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (FUNDESTE). Graduação em Pedagogia pela FUNDESTE. Graduação em História pela FUNDESTE. Graduação em Direito pela FUNDESTE. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Instituição de ensino superior em Chapecó (UNOCHAPECÓ), atuando nos seguintes temas: educação profissional, formação de professores, políticas da educação. 

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado em Educação pela UFRGS. Mestrado em Ciências da Computação pela UFRGS. Especialização em Informática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialização em Docência no Ensino Superior pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Especialização em Teorias e Metodologias da Educação pela UNOCHAPECÓ. Graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), campus Chapecó. Professora permanente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IA/IFSC). Avaliadora BASis do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Brasil.

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Publicado

2023-08-03

Como Citar

Vieira, J. de A., Vieira, M. M. M., & Pasqualli, R. (2023). Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: formação humana em todas as dimensões. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(63), 137–154. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1666