Bachillerato Integrado a la Educación Profesional: formación humana en todas las dimensiones

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1666

Palabras clave:

formación humana, formación profesional, Bachillerato Integrado a la Formación Profesional

Resumen

Este ensayo trata del Bachillerato Integrado a la Educación Profesional (EMIEP), como medio para promover la formación humana en sus diversas dimensiones. Examina las características de la EMIEP y por qué debe estar presente la formación humana con el fin de ampliar el debate sobre esta forma de educación, analizando su significado y explicando los fundamentos que destacan la formación humana desde los principios de la politécnica y la omnilateralidad. Caracterizada como investigación exploratoria y descriptiva, se desarrolló siguiendo el enfoque cualitativo a través de la investigación bibliográfica con incidencia en obras de autores que investigan sobre el tema. Aborda las principales características que constituyen el EMIEP y discute los indicadores que demuestran la formación humana en sus dimensiones en el desarrollo del EMIEP. Las repercusiones indican que el EMIEP debe ser un instrumento para superar la formación dual, segmentada y utilitaria y formar para la dimensión del trabajo en sus significados ontológicos e históricos, asegurando las dimensiones inseparables del trabajo, la ciencia, la cultura y la tecnología y la promoción de la formación humana integral.

Biografía del autor/a

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Sertão, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (FUNDESTE). Graduação em Pedagogia pela FUNDESTE. Atualmente, é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Sertão. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Membro do banco de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC n. 856, de 17/09/2018.

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialização em Supervisão Escolar Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (FUNDESTE). Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Graduação em Estudos Sociais pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (FUNDESTE). Graduação em Pedagogia pela FUNDESTE. Graduação em História pela FUNDESTE. Graduação em Direito pela FUNDESTE. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Instituição de ensino superior em Chapecó (UNOCHAPECÓ), atuando nos seguintes temas: educação profissional, formação de professores, políticas da educação. 

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado em Educação pela UFRGS. Mestrado em Ciências da Computação pela UFRGS. Especialização em Informática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialização em Docência no Ensino Superior pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Especialização em Teorias e Metodologias da Educação pela UNOCHAPECÓ. Graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), campus Chapecó. Professora permanente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IA/IFSC). Avaliadora BASis do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Brasil.

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Publicado

2023-08-03

Cómo citar

Vieira, J. de A., Vieira, M. M. M., & Pasqualli, R. (2023). Bachillerato Integrado a la Educación Profesional: formación humana en todas las dimensiones. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(63), 137–154. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1666