As parcerias público-privadas com a/na universidade pública: o caso do Movimento Profissão Docente e Lepes/USP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v30i70.2113

Palavras-chave:

privatização, formação continuada, hegemonia

Resumo

O Movimento Profissão Docente atua na produção e na implementação de políticas de formação docente na educação brasileira e se alinha ao discurso neoliberal. A autoria dos documentos produzidos no movimento tem sido associada ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social da Universidade do Estado de São Paulo (Lepes/USP). O estudo em questão busca analisar essa relação entre público e privado na formulação de um projeto de formação docente no Brasil. Para tanto, utiliza-se da abordagem documental, a partir do Diagnóstico sobre a Oferta de Formação Continuada em Redes Estaduais, desenvolvido pelo laboratório e divulgado pelo movimento. As discussões demonstraram que o processo de privatização da formação continuada na educação pública, presente no documento, tem ocorrido através da legitimação cruzada e simbiótica com a universidade pública. Os encaminhamentos políticos para preparar os docentes estão atrelados a uma perspectiva “eficiente e inovadora”, o que enseja uma perspectiva neotecnicista e pragmática da formação humana.

Biografia do Autor

Maria Vitoria Oliveira Santos, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Bolsista financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Pedagoga pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Curriculares de Formação Docente (Mandacaru). E

Ângela Cristina Alves Albino, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora e mestre em Educação, na linha de Políticas Educacionais, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Formação do Educador pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professora associada da UFPB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Líder do grupo de pesquisas em Políticas Curriculares de Formação Docente (Mandacaru). Graduada em Pedagogia, com trajetória profissional docente e de supervisão educacional na Educação Básica.

Referências

ADRIÃO, Thereza. Dimensões e formas da privatização da educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem Fronteiras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 8-28, jan./abr. 2018.

ALBINO, Ângela Cristina Alves. Enunciações Políticas na Disputa Curricular de Formação Inicial no Brasil: transversalidades discursivas pragmáticas da docência. e-Curriculum, São Paulo, v. 22, 2024.

APPLE, Michael. Educação e poder. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2014.

BRASIL. Lei n. 11.079, de 30 de dezembro de 2004. Institui normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública. Brasília, DF: Presidência da República, 2004.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF,1996

CAETANO, Maria Raquel; MENDES, Valdelaine da Rosa. Think tanks, redes e a atuação do empresariado na educação. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, 2020.

CARVALHO, Aline. Um olhar para os alunos dos anos finais do ensino fundamental. [Entrevista cedida a] Ferdinando Casagrande. Itaú Social, São Paulo, 10 jul. 2023.

DALE, Roger. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “cultura educacional mundial comum” ou localizando uma “agenda globalmente estruturada para a educação”? Educação, Sociedade & Culturas, Porto, n. 16, p. 133-169, 2001.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, jun. 2012.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. [v. 1]. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

GRAMSCI, Antonio. A questão meridional. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LEPES. Quem somos. LEPES, São Paulo, 2023.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Formação de professores e currículo: questões em debate. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 29, n. 110, p. 35-50, jan./mar. 2021.

MOVIMENTO PROFISSÃO DOCENTE (MPD). Diagnóstico sobre a Oferta de Formação Continuada em Redes Estaduais. Movimento Profissão Docente, São Paulo, 2024.

PERONI, Vera Maria Vidal; CAETANO, Maria Raquel; LIMA, Paula Valim de. Neoliberalismo e neoconservadorismo nas políticas educacionais para a formação da juventude brasileira. Jornal de Políticas Educacionais, [S. l.], v. 15, n. 36, 2021.

PERONI, Vera Maria Vidal; MENDES, Valdelaine; CAETANO, Maria Raquel. O empreendedorismo como referência de um projeto educacional privado para a educação pública do Rio Grande do Sul. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 65, 2021.

RIBEIRO, Gilvânia Oliveira de Carvalho. A privatização de novo tipo na formação continuada dos professores da rede municipal de João Pessoa: o Programa "Educar pra Valer". 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, 2024.

SCORZAFAVE et al. Dar bônus a professores resolve problema na educação? [Entrevista cedida a] Paula Calçade. Nova Escola, [S. l.], 2018.

SHIROMA, Eneida Oto; EVANGELISTA, Olinda. Estado, capital e educação: reflexões sobre hegemonia e redes de governança. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 11, p. 21-38, 2015.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Como Citar

SANTOS, Maria Vitoria Oliveira; ALBINO, Ângela Cristina Alves. As parcerias público-privadas com a/na universidade pública: o caso do Movimento Profissão Docente e Lepes/USP. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, v. 30, n. 70, 2025. DOI: 10.20435/serie-estudos.v30i70.2113. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/2113. Acesso em: 28 jan. 2026.

Edição

Seção

Dossiê: Parcerias público e privado e seus efeitos para o currículo e a formação de professores