A formação inicial e continuada de professores em contexto de reformas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1758

Palavras-chave:

Política de formação inicial e continuada, Resoluções CNE n. 02/2019 e n. 01/2020, Marco de Ação da Educação 2030

Resumo

O objetivo deste artigo foi o de analisar as influências propostas pelo Marco de Ação da Educação 2030 nas Resoluções n. 02/2019 e n. 01/2020 do Conselho Nacional de Educação (CNE) para formação inicial e continuada de professores. As propostas foram acordadas no Fórum Mundial de Educação (2015), realizado por organismos internacionais e que teve o Brasil como um de seus signatários. Foi realizada a análise da legislação educacional e dos documentos: “Declaração de Incheon e Marco de Ação para a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável” (2016); Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014); Resoluções CNE n. 02/2015, n. 02/2019 e n. 01/2020; e Base Nacional Comum Curricular (2017 e 2018). A partir das propostas de reformulação implantadas pós-Incheon, é possível perceber diversas modificações no projeto educacional para atender às demandas globais de adequação tecnológica, de formação de mão de obra e de colaborações e parcerias com o setor privado. Novas diretrizes foram publicadas sem a devida discussão ou participação da sociedade, mesmo que o documento supranacional alegue apoiar a luta pelo direito à participação de todas as partes interessadas. As resoluções atuais descaracterizam o trabalho docente como atividade de formação humana, suprimem a autonomia das instituições de Ensino Superior e deixam clara a intenção de assegurar a manutenção das relações de produção.

Biografia do Autor

Solange Jarcem Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduada em Pedagogia pela UFMS. Professora nos cursos de Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da UFMS, nas áreas de Políticas Educacionais, Gestão da Educação Básica, Financiamento Público da Educação Básica e Metodologia Científica.

Mariana Sayd Bellé, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na linha de pesquisa História, Política, Educação. Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Educação (REME) de Campo Grande, MS.

Lenira de Jesus Prado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora da Educação Básica, atuando em  escolas da Rede Privada do Município de Campo Grande, MS.

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Publicado

2023-08-03

Como Citar

Fernandes, S. J., Bellé, M. S., & Prado, L. de J. (2023). A formação inicial e continuada de professores em contexto de reformas educacionais. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(63), 47–67. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1758