A produção do conhecimento sobre formação de professores indígenas e licenciatura intercultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1517

Palavras-chave:

estado do conhecimento, formação de professores indígenas, cursos interculturais

Resumo

A formação de Professores Indígenas (PROIND), no Brasil, a partir da década de 1980, tem se constituído em um campo fértil e rico de pesquisas, refletindo a luta de vários setores da sociedade em prol dos direitos dos povos indígenas. Neste estudo, desenvolvemos uma pesquisa quantiqualitativa do tipo estado do conhecimento no campo da formação de PROIND, motivada pela seguinte questão: o que foi produzido nos últimos dez anos sobre a temática. O levantamento foi realizado com base nos descritores “formação de professores indígenas” e “licenciatura intercultural”, no Portal de Periódicos da CAPES e na base de dados BDTD, entre 2009 e 2019. Os resultados do estudo evidenciam múltiplas temáticas relacionadas a: saberes tradicionais e conhecimento escolar; Matemática; interculturalidade; história dos povos indígenas; implementação de curso intercultural; depoimento de coordenadores, professores, licenciandos e egressos sobre os modos de produção e hierarquia dos conhecimentos ditos “científicos” sobre os conhecimentos tradicionais indígenas; políticas públicas acerca da formação de PROIND; currículo intercultural com foco na realidade; relação teoria e prática e oficinas de estudo.

Biografia do Autor

Fernando Schlindwein Santino, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Mestrando em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT-UNESP), Presidente Prudente, São Paulo, Brasil. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Naviraí (UFMS/CPNV), Brasil. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (FAPESP) sob o processo nº 2020/02308-6.  Integrante do MANCALA, Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Participa do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores (GPEA) da FCT-UNESP. É integrante do TA´ARÕMBY, Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade da UFMS/CPNV.

Leny Rodrigues Martins Teixeira , Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Pós-Doutorado pela Université Paris Descartes, Paris V, França (Bolsista CNPq). Doutora e mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Presidente Prudente, orientando trabalhos nas temáticas: Aprendizagem escolar, aprendizagem de conceitos matemáticos, ensino e aprendizagem e formação de professores. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores (GPEA).

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Publicado

2022-05-20

Como Citar

Santino, F. S., & Teixeira , L. R. M. (2022). A produção do conhecimento sobre formação de professores indígenas e licenciatura intercultural. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(59), 301–324. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1517

Edição

Seção

Artigos