A constituição da docência de professores engenheiros civis: fatores determinantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1772

Palavras-chave:

Docência do ensino superior, professores Engenheiros Civis, Engenharia Civil

Resumo

A docência da educação superior é uma atividade fundamental no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes, que envolve o aprofundamento de conceitos, teorias e o desenvolvimento de capacidades e habilidades de pensar e analisar, formando atitudes e valores. Destarte, neste estudo, busca-se compreender fatores que estão contribuindo para professores engenheiros civis se constituírem docentes da educação superior. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com dimensão exploratória, e segue as abordagens qualitativa e quantitativa. Foi produzida por meio de análise de documentos, pesquisa bibliográfica e de campo, envolvendo professores que atuam em 53 cursos de Engenharia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, assumindo a forma de um estudo de caso. Foram envolvidos 23% desses cursos, perfazendo 5 cursos de instituições públicas e 7 de privadas. Os dados foram obtidos com a aplicação de um questionário aos professores engenheiros civis que atuam nestes 12 cursos. Na sua organização, consta o percurso metodológico, análise das razões da escolha, o processo de construção dos conhecimentos, as contribuições da formação inicial e continuada na constituição da docência e, por fim, as considerações finais. Esses pontos indicam que a constituição da docência dos professores engenheiros civis está relacionada com a inspiração e o incentivo de professores que atuaram em suas formações acadêmicas. Os saberes para o exercício da docência provêm de conhecimentos teóricos e técnicos adquiridos na graduação e de experiências acumuladas.

Biografia do Autor

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Sertão, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste. Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Sertão. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) na IFRS. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC n. 856, de 17/09/2018.

Luana Anchieta Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Sertão, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestranda em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Participou do Programa Ciência sem Fronteiras na University of South Florida (Tampa-FL), com experiência de pesquisa na Catholic University of America (Washington, DC).

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Vieira, J. de A. V., & Rocha, L. A. (2023). A constituição da docência de professores engenheiros civis: fatores determinantes . Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(64), 225–244. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1772