Série-Estudos, v. 29, n. 65, jan./abr. 2024

					Visualizar Série-Estudos, v. 29, n. 65, jan./abr. 2024
Publicado: 2024-07-05
  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1960

Artigos

  • Implicações da Prova Cuiabá no processo de avaliação de desempenho docente no município de Cuiabá, MT

    Jucileia Nascimento de Oliveira, Danilo Garcia da Silva
    269-286
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1810
  • Apresentação do Dossiê “Currículos afrocentrados: narrativas, autobiografias e cartas para uma educação antirracista”

    Allan Rodrigues, Patrícia Baroni, Rafael Ferreira de Souza Honorato
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1957
  • Cartas para inspirar, desafiar e convocar à luta: afrocentricidade na plataforma virtual Geledés

    Ricardo da Silva e Silva, Henrique Ferreira da Silva, Iara Tatiana Bonin
    3-25
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1905
  • Estratégias inclusivas em escolas particulares da região do ABC Paulista

    Nonato Assis de Miranda, Maria do Carmo Romeiro , Priscila Castro Garcia
    287-306
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1913
  • Carolina vai às escolas: produzindo currículo antirracista no interior da Bahia

    Cleber Lúcio Sousa Santos, Núbia Regina Moreira, Talita Gomes
    27-48
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1931
  • Gestão escolar em contexto vulnerável: gerenciando dados em prol da justiça social

    Alessandra Cristina Matheus de Paiva-Pereira , Marco Wandercil, Paulo Sérgio Garcia , Luís Lopes Nascimento
    307-333
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1853
  • A dinâmica relacional no “afrocentramento” do currículo: por uma política da diferença

    William de Goes Ribeiro, Diogo Silva Corrêa, Celma Fernandes Silvestre
    49-69
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1927
  • Corpos que lutam... Corpos que existem... Corpos que se inscrevem e escrevem na diferença, na educação, na ciência, nas cartasplatôs e nos platôsantirracistas...

    Franklin Kaic Dutra-Pereira, Rafaela dos Santos Lima, Rafaela dos Santos Lima
    71-94
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1906
  • Docência, currículo e negritude: caminhos (re)existentes de afeto e dissidência na prática alfabetizadora

    Patrícia Barros Soares Batista , Bruna D´Carlo Rodrigues de Oliveira Ribeiro, Ana Paula Campos Cavalcanti
    95-114
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1936
  • A construção das identidades étnico-raciais das crianças na educação infantil

    Edjane Oliveira Santos Batista, Lenilda Cordeiro de Macêdo, Eduardo Gomes Onofre
    115-137
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1896
  • Relações étnico-raciais: um olhar para o currículo das Ciências da Natureza do Espírito Santo

    Tiêgo dos Santos Freitas, Dayvisson Luís Vittorazzi, Adriano Alves da Silveira
    139-156
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1929
  • Tornar-se professor/a antirracista: efeitos de um projeto de alfabetização e letramento na formação docente

    Luciana Rodrigues da Silva, Danilo Araujo de Oliveira
    157-178
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1887
  • Da exclusão à formação para a inclusão no contexto da educação das relações étnico-raciais: relato autobiográfico

    Tatiana Cristina Vasconcelos, Thainara Patrícia Santos Silva
    179-198
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1908
  • Entre memórias e silêncios: repensando as questões curriculares afrocentradas na era pós-colonial

    Patricia Baroni, Helena Maria Cosi
    199-218
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1932
  • Modos de aprontar na academia: escrevivências e fabulações curriculares

    Iris Verena Oliveira
    219-240
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1941
  • Geninha: trajetórias de mulheres negras que inspiram para a práxis de um currículo afrocentrado

    Thaís Regina de Carvalho, Carol Lima de Carvalho, Sônia Santos Lima de Carvalho
    241-268
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1893