Dificuldades do coordenador pedagógico na formação continuada de professores do Programa de Educação em Tempo Integral “Escola da Autoria” em MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1680

Palavras-chave:

coordenador pedagógico, ensino fundamental, formação continuada

Resumo

No presente artigo, procuramos refletir sobre as dificuldades encontradas pelo coordenador pedagógico, na condução do processo de formação continuada em serviço, com os professores, no espaço escolar em que atua. Na realização do trabalho, orientamo-nos por uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental na análise de documentos norteadores da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, bem como de materiais produzidos por estudiosos como Placco e Almeida (2012, 2015), Silva (2022) e Pulchério (2022). Além disso, utilizamos o conceito de “reflexão na ação” abordado por Schön (1992) e a experiência relatada por Mattas, Pedroso e Mattos (2021), na formação continuada em serviço, de uma escola pública da rede estadual de Mato Grosso do Sul. Para tanto, procuramos elucidar as dificuldades atuais enfrentadas pelo coordenador pedagógico em diferentes escolas que ofertam o Programa de Educação em Tempo Integral, denominado “Escola da Autoria”, na etapa do ensino fundamental, vistas como empecilhos para o desenvolvimento de formação dos professores de acordo com suas necessidades individuais e coletivas. O estudo realizado apontou que, para desenvolver a formação continuada em serviço com os professores, o coordenador pedagógico encontra situações que podem privar a escola de aprimorar o conhecimento e aprofundar discussões teórico-metodológicas que possibilitem contribuir para as mudanças efetivas no trabalho pedagógico da instituição escolar.

Biografia do Autor

Eleida da Silva Arce Adamiski, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora efetiva na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

Iara Augusta da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela UFMS. Graduada em Licenciatura Plena em Biologia pela UFMS. Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Urubupungá (FIU). Docente sênior do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Paulo Cezar Rodrigues dos Santos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Bacharel em História com licenciatura plena pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professor efetivo na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2023-08-03

Como Citar

Adamiski, E. da S. A., Silva, I. A. da, & Santos, P. C. R. dos. (2023). Dificuldades do coordenador pedagógico na formação continuada de professores do Programa de Educação em Tempo Integral “Escola da Autoria” em MS. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(63), 25–45. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1680