O ensino remoto e híbrido conectando uma comunidade escolar em meio à covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1778

Palavras-chave:

Ensino Remoto e Híbrido., Comunidade Escolar., Educação e Tecnologia.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir práticas de formação remota de uma comunidade escolar em meio ao contexto pandêmico da covid-19. Metodologicamente, buscamos nos apoiar na revisão de literatura, na pesquisa documental e na pesquisa de campo sobre a formação continuada de uma comunidade escolar para integrar o ensino remoto. Entre os resultados encontrados nesta pesquisa, gostaríamos de destacar o novo normal pós-pandemia, o qual exige dos profissionais da educação novas habilidades, entre as quais salientamos a do uso de recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), bem como a superação do processo de precarização da educação a distância, do ensino remoto e do ensino presencial. Além disso, foi possível observar, por meio deste estudo, que o ensino remoto, assim como todas as atividades humanas e tecnológicas, vem apontando uma ruptura paradigmática acelerada pelo novo normal que a covid-19 impôs à sociedade como um todo, trazendo à luz do dia e para o dia a dia das pessoas os resultados advindos das descobertas da química fina, da microeletrônica e da nanotecnologia, revolucionando, assim, todas as formas de viver e conviver do cidadão do século XXI.

Biografia do Autor

Miguel Alfredo Orth, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Educação pela UFRGS. Licenciatura plena em Estudos Sociais, habilitação em História pelo Centro Universitário La Salle. Coordena o Grupo de Pesquisa Formação e Prática de Professores e as Tecnologias da Informação e da Comunicação (FORPRATIC). Participa do grupo de pesquisa Formação de Professores para o MERCOSUL/CONE SUL. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Fundamentos da Faculdade de Educação (FaE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Claudia Escalante Medeiros, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFPel. Especialista em Educação, Aspectos Legais e Metodológicos pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Especialista em Ciência e Tecnologia, com ênfase no Ensino de Química e Física pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão, Orientação, Inspeção e Administração Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialista em Neurociências pela Faculdade IBRA de Brasília (FABRAS). Especialista em Educação Especial, Inclusiva, Psicopedagogia Clínica, e Neuropsicologia Clínica, Hospitalar e Institucional, pela Faculdade de Empreendedorismo e Ciências Humanas (FAECH). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Graduada em Pedagogia pela FABRAS. Exerce atividades docentes na rede estadual, atuando na área das Ciências da Natureza e Matemática, no ensino fundamental e médio, do Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro, em Pinheiro Machado, RS.

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Publicado

2023-08-03

Como Citar

Orth, M. A., & Medeiros, C. E. (2023). O ensino remoto e híbrido conectando uma comunidade escolar em meio à covid-19. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(63), 267–288. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1778