Primeiro o primário: a educação elementar no Brasil, no ideário de Anísio Teixeira

Autores

  • Elaine Marasca Universidade de Sorocaba (UNISO)
  • Vania Regina Boschetti Universidade de Sorocaba (UNISO)

DOI:

https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(10)

Palavras-chave:

Educação básica. Escola-Parque. Educação integral. Escola pública.

Resumo

Este artigo traz um percurso histórico-conceitual das ideias e atividades de Anísio Teixeira sobre a educação elementar. Com seu grande senso de medida, dono de uma cultura diversificada, primava pela forma democrática de administrar. Em meio a muitos problemas e divergências, Anísio Teixeira consegue provar que é possível uma intervenção na escola, se e quando houver seriedade, ética, recursos e vontade política, convergindo para uma real qualificação do ensino. Sua intenção não era propor novos paradigmas; era dar qualificação e autonomia pedagógica ao professor, visando abrir possibilidades ao aluno, conciliando saber intelectual e manual, arte e ciência, costume e racionalidade. Uma escola pública, gratuita e laica, que privilegiasse o ensino básico, primário, que elevasse o nível de sua comunidade, propiciando o direito à educação integral de qualidade para todos, e que, potencialmente, abrisse as portas para a autonomia, o pertencimento e a liberdade.

Palavras-chave: Educação básica; escola-parque; educação integral; escola pública.

 

Biografia do Autor

Elaine Marasca, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba. Graduada em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Catanduva (1977). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.

Vania Regina Boschetti, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Doutora em Ciências (Geografia Humana) pela USP. Mestre em Filosofia e História da Educação , pela Unimep. Professora titular do programa de Pós-graduação em Educação da Uniso. Titular de História da Educação no curso de Pedagogia da Uniso.

Referências

BOMENY, Helena Maria Bousquet. Os intelectuais da educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Biopolítica, governamentalidade e educação: introdução e conexões a partir de Michel Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

D’ARAÚJO, Maria Celia de. O Estado Novo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

EBOLI, Terezinha. Uma experiência de educação integral. Brasília: INEP, 1969.

NUNES, Clarice. Centro Educacional Carneiro Ribeiro: concepção e realização de uma experiência de educação integral no Brasil. Em Aberto, Brasília, v. 22 n. 80, abr. 2009.

ROCHA, M. B. Paradigmas do moderno em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 94, ago. 1995.

TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1994.

______. Educação não é privilégio. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 70, n. 166, 1989.

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

Marasca, E., & Boschetti, V. R. (2016). Primeiro o primário: a educação elementar no Brasil, no ideário de Anísio Teixeira. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 21(43), 179–192. https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(10)

Edição

Seção

Artigos