O povo indígena Arara-Karo de Rondônia: cenários históricos e a colonização na Amazônia Brasileira

Autores

  • Maria Isabel Alonso Alves Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Heitor Queiroz de Medeiros Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

DOI:

https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(11)

Palavras-chave:

Colonização. Amazônia Brasileira. Povo Arara-Karo.

Resumo

Trata-se de um desdobramento de pesquisa em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco – PPGE/UCDB que objetiva verificar a produção das identidades/diferenças das mulheres/professoras/indígenas da etnia indígena Arara-Karo localizada no município de Ji-Paraná, Estado de Rondônia, Brasil. Este texto apresenta um breve cenário histórico sobre a constituição do povo Arara-Karo e sua relação com o processo de colonização da Amazônia brasileira. São reflexões que buscam se aproximar das questões ligadas à colonização da região amazônica. Assim, o argumento principal do texto refere-se à ideia de que os deslocamentos e ressignificações nos modos de organização, no contexto social ou cultural das populações indígenas, especificamente os Arara-Karo foi intensificado com o processo de colonização. A produção de dados desta pesquisa se constitui a partir de revisões bibliográficas a respeito do processo de colonização amazônica, considerando a colonização na constituição recente do povo Arara-Karo, bem como entrevista narrativa com uma professora Arara-Karo.

Palavras-chave: Colonização; Amazônia brasileira; povo Arara-Karo.

 

Biografia do Autor

Maria Isabel Alonso Alves, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Aluna do Programa de Pós-Graduação (doutorado) em educação do PPGE/UCDB.

Heitor Queiroz de Medeiros, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UCDB

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Publicado

2016-09-12

Como Citar

Alves, M. I. A., & Medeiros, H. Q. de. (2016). O povo indígena Arara-Karo de Rondônia: cenários históricos e a colonização na Amazônia Brasileira. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 21(43), 193–211. https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(11)

Edição

Seção

Artigos