As relações de poder nas desigualdades de gênero na educação e na sociedade

Autores

  • Jane Soares de Almeida UNISO

Resumo

O artigo, na forma de ensaio teórico, analisa as relações de poder entre homens e mulheres que permeiam as relações sociais e revelam sua face inclusive na educação escolar. Essas relações, denominadas relações de gênero, de acordo com a crítica teórica feminista que emergiu nos anos 1980/90, são pautadas por um estrito senso de territorialidade, que coloca ambos os sexos em patamares desiguais na hierarquia social, o que leva ao exercício de poder do sexo masculino sobre o sexo feminino. Nas escolas se ensina aos meninos e meninas as atribuições e comportamentos esperados para cada sexo, o que leva ao conceito de identidade. Esses comportamentos se prolongam na esfera social e ocasionam o recrudescimento da desigualdade entre os sexos.

Biografia do Autor

Jane Soares de Almeida, UNISO

Universidade de Sorocaba-UNISO. Membro do Corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISO. Doutorado em História e Filosofia da Educação pela USP. Livre-Docência pela UNESP. Pós-doutorado por Harvard University, Estados Unidos.

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Publicado

2013-06-03

Como Citar

Almeida, J. S. de. (2013). As relações de poder nas desigualdades de gênero na educação e na sociedade. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (31). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/132

Edição

Seção

Artigos