Trajetórias de profissionalização docente da mulher educadora: monitoras de creche em Naviraí, MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1430

Palavras-chave:

profissão docente, gênero, figurações.

Resumo

O atendimento coletivo das crianças nas creches no Brasil se pautou pela ideia preconcebida de que a mulher, por sua natureza feminina, seria mais bem preparada para assumir as funções naqueles espaços.  Nesse contexto, o objetivo geral neste texto foi dar visibilidade às trajetórias de profissionalização docente de mulheres educadoras de Naviraí, Mato Grosso do Sul. Para tanto, elencaram-se como objetivos específicos saber quando se tornaram monitoras de creche; quais motivos e/ou interesses as levaram à escolha profissional; como questões de gênero permearam e refletiram nas trajetórias de vida e profissão; e de que forma compreenderam a necessidade de uma profissionalização docente para se estabelecerem na carreira. Utilizou-se como recurso metodológico a História Oral temática, tendo sido realizadas entrevistas, as quais foram analisadas à luz do referencial teórico eliasiano. Percebeu-se que as políticas educacionais pensadas para o atendimento à criança pequena geraram uma alteração na carreira destas profissionais, e isso se refletiu em suas trajetórias de formação docente. Compreendeu-se que rememorar os aspectos envolvidos no percurso de suas vidas e trajetórias profissionais possibilitou o entendimento de como as figurações, isto é, as redes de interdependência, foram constituídas pelas mulheres educadoras e ao mesmo tempo as constituíram, trazendo à tona questões de gênero e poder inerentes aos diferentes tempos e espaços de trabalho e formação.

Biografia do Autor

Larissa Wayhs Trein Montiel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Graduação em Pedagogia pela UFGD.  Professora Adjunta da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Naviraí. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Prática Educativa e Tecnologia Educacional (GEPPETE), sendo a líder da linha de pesquisa Práticas Educativas e Formação Docente. Atua principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Formação de Professores e Práticas Educativas na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Míria Izabel Campos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Especialização em Psicologia Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora adjunta na UFGD, lotada na Faculdade de Educação (FAED). Atualmente é membro titular da Comissão Permanente de Pesquisa da Faculdade de Educação (FAED) na UFGD e membro titular da Comissão Permanente de Apoio ao Curso de Pedagogia. Participa da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa (ANPEd), atuando como parecerista ad hoc da ANPEd Regional Centro-Oeste, Grupo de Trabalho (GT) 23: Gênero, Sexualidade e Educação; e participa da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGraph). É Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador (GPEPC).

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Publicado

2021-10-18

Como Citar

Montiel, L. W. T., & Campos, M. I. (2021). Trajetórias de profissionalização docente da mulher educadora: monitoras de creche em Naviraí, MS. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 26(57), 231–251. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1430

Edição

Seção

Artigos