Contributos para a construção profissional numa rede colaborativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1805

Palavras-chave:

formação de professores, pesquisa pedagógica, estágio

Resumo

O estágio é um eixo central na formação de professores, forçando a mobilização e articulação de diferentes tipos de conhecimento, tanto pessoais quanto profissionais. Tornar-se professor é, assim, um processo individual e coletivo que requer a simbiose interna de ação, experiência e emoção, para se constituir como uma ação total de uma pessoa no desempenho de uma profissão específica. Este texto começa com uma abordagem aos princípios básicos da formação de professores para, em seguida, apresentar os cursos de formação de professores em Portugal, no chamado período pós-Bolonha, com um foco específico no estágio. Dada a relativa autonomia da construção e desenvolvimento dos cursos no ensino superior, utilizaremos o curso de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo, que ocorre no Instituto de Educação − Universidade do Minho, como um caso a partir do qual o estágio será explicado. Isso é realizado com o apoio de uma rede colaborativa, constituída pelo estagiário, pelo professor cooperante e pelo professor orientador, num processo de ação e reflexão, no qual a pesquisa pedagógica tem um significado muito relevante.

Biografia do Autor

Teresa Sarmento, University of Minho

PhD in Socio-Educational Studies of the Child, University of Minho, Associate Professor, member of the Department of Social Sciences of Education and researcher of the Center for Research in Child Studies, Institute of Education.

 

Referências

CANÁRIO, Rui A prática profissional na formação de professores. In: CAMPOS, Bártolo Paiva (Org). Formação Profissional de Professores no Ensino Superior. Porto: Porto Editora, 2001. p. 31- 45.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal; São Paulo: EDUFRN; Paulus, 2008.

DELORY-MOMBERGER, Christine. EXPÉRIENCE. In: Delory-Momberger, Christine (Org.). Vocabulaire des Histoires de Vie et de la Recherche Biographique. Toulouse: Éditions ÉRÈS, 2019. p. 81-5.

DUBET, François. Sociologie de l’expérience. Paris: Seuil, 1994.

GROSSMAN, Pamela; WILSON, Suzzane; SHULMAN, Lee. Teachers of substance: subject matter knowledge for teaching. In: REYNOLDS, Maynard (Ed.). Knowledge base for the beginning teacher. New York: Pergamon, 1989. p. 23-36

IE-UM. Regulamento geral dos Mestrados de Ensino. Braga: Universidade do Minho (UMinho), 2015.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MESQUITA, Elza; ROLDÃO, Maria do Céu. Formação inicial de professores: a supervisão pedagógica no âmbito do processo de Bolonha. Lisboa: Edições Sílabo, 2017.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-133, out./dez. 2017.

NÓVOA, António. Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1995.

PERRENOUD, Philippe. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995.

PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Decreto/Lei n. 79/2014, de 14 de maio. Atualização do Regime Jurídico da Habilitação Profissional para a Docência na Educação Pré-Escolar e nos Ensinos Básico e Secundário. Diário da República: Lisboa, 2014.

PORTUGAL. Ministério da Educação. Decreto/Lei n. 43/2007, de 22 de fevereiro. Regime Jurídico da Habilitação Profissional para a Docência na Educação Pré-Escolar e nos Ensinos Básico e Secundário. Diário da República: Lisboa, 2007.

PORTUGAL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Decreto/Lei n. 74/2006, de 24 de março. Reorganização do Sistema de Graus e Diplomas do Ensino Superior. Diário da República: Lisboa, 2006.

PORTUGAL. Decreto/Lei n. 49/2005, de 30 de agosto. Segunda alteração à Lei de Bases do Sistema Educativo e primeira alteração à Lei de Bases do Financiamento do Ensino Superior. Diário da República: Lisboa, 2005.

PORTUGAL. Decreto/Lei n. 240/2001, de 30 de agosto. Perfil Geral de Desempenho Profissional do Educador de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Diário da República: Lisboa, 2001a.

PORTUGAL. Ministério da Educação. Decreto/Lei n. 241/2001, de 30 de agosto. Perfis Específicos de Desempenho Profissional dos Educadores de Infância (Anexo nº 1) e dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (Anexo nº 2). Diário da República: Lisboa, 2001b.

PORTUGAL. Ministério Público. Lei n. 46/1986, de 14 de outubro. Lei de Bases do Sistema Educativo. Diário da República: Lisboa, 1986.

ROLDÃO, Maria do Céu. A formação como projecto. Do plano mosaico ao currículo como projecto de formação. In: CAMPOS, Bártolo Paiva (Org.). Formação Profissional de Professores no Ensino Superior. Porto: Porto Editora, 2001. p. 6-20.

SARMENTO Teresa. Formação de Professores para uma Sociedade Humanizada. Revista de Educação, Campinas, v. 22, n. 2, p. 285-97, 2017.

SARMENTO, Teresa; ROCHA, Simone Albuquerque da. Narrativas sobre o estágio na formação de professores no Brasil e em Portugal. Revista de EstudIos e Investigación en Psicología y Educación, A Coruña, vol. Extr., núm. 6, 2017.

SARMENTO Teresa; ROCHA, Simone Albuquerque da; PANIAGO, Rosenilde Nogueira. Estágio curricular: o movimento de construção identitária docente em narrativas de formação. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 30, p. 152-77, 2018.

SARMENTO Teresa; MARQUES, Joaquim. A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas. Silva, Pedro (Org.). Escolas, Famílias e Lares - um caleidoscópio de olhares. Porto: Profedições, 2007. p. 67-89.

SHULMAN, Lee. Signature pedagogies in the professions. Daedalus, Boston, v. 134, n. 3, p. 52-9, 2005.

SHULMAN, Lee. Ways of seeing, ways of knowing: ways of teaching, ways of learning about teaching. Journal of Curriculum Studies, [s.l.], v. 23, n. 5, p. 393-95, 1991.

SIROTA, Regine. Le métier d’élève. Revue Française de Pédagogie, [s.l.], v. 104, p. 85-108, 1993.

SUÁREZ, Daniel; OCHOA, Liliana. La documentación narrativa de experiencias pedagógicas: una estrategia para la formación de docentes. Buenos Aires: Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología, 2005.

Downloads

Publicado

2023-08-03

Como Citar

Sarmento, T. (2023). Contributos para a construção profissional numa rede colaborativa. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(63), 5–24. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1805