Práticas educativas de prevenção ao suicídio por meio de redes de políticas públicas
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v30i69.1825Palavras-chave:
prevenção do suicídio, redes, práticas educativasResumo
Este artigo faz parte de uma pesquisa de mestrado em educação, concluída, desenvolvida junto a uma universidade pública localizada em Mato Grosso do Sul. Parte-se do seguinte problema: quais são as ações educativas escolares e não escolares planejadas pela rede de articulação intersetorial Educação-SUS-Suas para a prevenção do suicídio em âmbito municipal? A pesquisa está em fase de aplicação, porém, neste artigo, apresenta-se diálogos científicos a respeito da relação entre diferentes áreas que atuam junto aos serviços públicos municipais a fim de assegurar práticas articuladas de prevenção do suicídio. Diante do problema, objetivou-se tomar notas que garantam uma leitura crítica das ações proativas realizadas pela parceria em rede, Educação-Saúde-Assistência Social, que fomentam práticas de autocuidado, educação emocional e/ou alternativas de prevenção do suicídio na fase da adolescência. Fez-se uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório com um enquadramento epistemológico nas teorias pós-críticas para a coleta de dados que abordam ações de prevenção de atos relacionados à morte autoprovocada. Conclui-se que as ações acontecem em mês alusivo ao enfrentamento do suicídio, setembro, mas acenam a relevância para a continuidade ao longo do período letivo escolar e também com os públicos atendidos pelas redes de saúde e de assistência social.
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