Concepção de infância, processo educativo e de alfabetização em João Amós Comênio

Autores

  • João Luiz Gasparin Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Infância. Educação. Processo de alfabetização.

Resumo

O presente artigo tem como finalidade explicitar a concepção de infância e o processo de educação e alfabetização propostos por Comênio. Para viabilizar esse objetivo, a questão investigativa foi assim elaborada: qual a concepção de infância que se encontra nas obras educacionais comenianas e qual o processo de educação e alfabetização nelas proposto para as crianças? A pesquisa se caracterizou como teórico-descritiva. Como resultado do estudo, ficou evidente que Comênio parte do pressuposto filosófico e teológico de que ao homem é possível e necessário ensinar tudo para que se torne verdadeiramente homem, caso contrário será meio-homem: cego, surdo e mudo. A educação é que torna o homem verdadeiro homem. Esta se fará, com muita facilidade, na primeira idade. O modelo da educação da criança é a natureza. Na infância, devem ser lançadas as sementes de toda a educação, pois somente é firme e estável aquilo de que se embebe na primeira idade.

Referências

COMÉNIO, João Amós. Didáctica magna. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1976.

______. Pampaedia. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1971.

COMENIUS, J. A. Il tirocínio del leggere e dello scrivere. Roma: Armando Armando Editore, 1970.

______. Orbis sensualium pictus. Praga, 1979. Fac-simile da edição de 1685.

LIMITI, Giuliana. Introduzione. In: COMENIUS, J.A. Il tirocinio del leggere e dello scrivere. Roma: Armando Armando Editore, 1970.

Downloads

Publicado

2015-12-01

Como Citar

Gasparin, J. L. (2015). Concepção de infância, processo educativo e de alfabetização em João Amós Comênio. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (40), p. 99–118. Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/871

Edição

Seção

Artigos