Proteção, prevenção e convívio: analisando práticas com educadores sociais

Autores

  • Leila Ribeiro Rubini Psicóloga na Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
  • Nair Iracema Silveira dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(04)

Palavras-chave:

educador social, práticas, mecanismos de segurança

Resumo

Este artigo é parte da análise desenvolvida em uma dissertação de mestrado sobre as práticas do educador social na política pública da Assistência Social. Partindo do conceito operador práticas, nos lançamos em uma pesquisa-intervenção, com base nos referenciais da Análise Institucional, propondo a criação de espaços coletivos de análise para problematização e desnaturalização das práticas do educador social. Dialogando com Michel Foucault, elegemos um conjunto de enunciados que conformam campos de práticas em que se articulam educação e proteção/assistência social. Iniciamos o artigo buscando responder a questões históricas da emergência das práticas socioeducativas; posteriormente tecemos uma análise, colocando em relação enunciados mapeados nos documentos dos serviços socioeducativos e analisadores construídos com os educadores sociais. Evidenciaram-se traçados de estratégias de segurança, em seu caráter de regulação, através da educação moral, do aconselhamento, da vigilância protetiva.

Palavras-chave: Educador social; práticas; mecanismos de segurança.

 

Biografia do Autor

Leila Ribeiro Rubini, Psicóloga na Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Psicóloga, trabalhadora do SUAS Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais. Mestre em Psicologia Social e Institucional.

Nair Iracema Silveira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS

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Publicado

2016-09-12

Como Citar

Rubini, L. R., & Santos, N. I. S. dos. (2016). Proteção, prevenção e convívio: analisando práticas com educadores sociais. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 21(43), 69–88. https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(04)

Edição

Seção

Dossiê