A medicalização da vida escolar: incoerências na conceituação do TDAH

Autores

  • Mayara Karolina Alvarenga Recaldes Gomes Coutinho Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Doracina Aparecida de Castro Araujo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.959

Palavras-chave:

medicalização, TDAH, educação.

Resumo

Artigo de revisão bibliográfica sobre a medicalização da Educação a partir da queixa de déficit de atenção e hiperatividade proveniente da escola e demandante de diagnóstico médico e/ou psicológico. O objetivo deste artigo é apresentar a contribuição de autores nacionais e latino-americanos à crítica da medicalização da vida e do processo ensino-aprendizagem, marcado pelas explicações biológicas sobre o comportamento do aluno, especialmente daquele identificado como desatento e/ou inquieto sobre o qual se apõe o diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O material para análise foi selecionado pelo critério de relevância de autoria, a partir da busca em artigos e capítulos de livros que tinham como tema principal medicalização e TDAH. A análise qualitativa permite concluir que a medicalização está inserida no processo de biologização da vida e corresponde à transposição das explicações próprias do campo médico para as questões inerentes a outros campos, como a Educação. Quanto ao TDAH, trata-se de um transtorno mental que materializa a medicalização da Educação e sobre o qual ainda não há um consenso teórico. São apontadas, ainda, as incoerências internas nos critérios diagnósticos do TDAH erigidos pelo Manual diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais e algumas implicações da medicalização para o sujeito diagnosticado e para o contexto escolar.

Biografia do Autor

Mayara Karolina Alvarenga Recaldes Gomes Coutinho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); Psicóloga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Doracina Aparecida de Castro Araujo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Orientadora. Docente adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de mestrado e dos cursos de Especialização em Educação e Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

______ Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-IV-TR TM texto revisado. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BENCZIK, Edyleine Bellini Peroni. Manual da escala de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: versão para professores. Itatiba, SP: Casa do Psicólogo, 2000.

BRASIL. Decreto n. 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm>. Acesso em: 12 nov. 2013.

COLLARES, Cecília Azevedo Lima; MOYSÉS, Maria Aparecida Affonso. Preconceitos no cotidiano escolar: a medicalização do processo ensino-aprendizagem. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO; GRUPO INTERINSTITUCIONAL QUEIXA ESCOLAR. Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doença de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. p. 193-213.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Subsídios para a campanha não à medicalização da vida: medicalização da educação. 2012. Disponível em: <http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/Caderno_AF.pdf > Acesso em: 10 abr. 2014.

FENDRIK, Silvia. O DSM-IV, uma metafísica comportamental? In: JERUSALINSKY, Alfredo; FENDRIK, Silvia (Org.). O livro negro da psicopatologia contemporânea. São Paulo: Via Lettera, 2011, p. 29-37.

GUARIDO, Renata. A biologização da vida e algumas implicações do discurso médico sobre a educação. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO; GRUPO INTERINSTITUCIONAL QUEIXA ESCOLAR. Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doença de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. p. 27-39.

IZAGUIRRE, Guilhermo. Elogio do DSM-IV. In: JERUSALINSKY, Alfredo; FENDRIK, Silvia (Org.). O livro negro da psicopatologia contemporânea. São Paulo: Via Lettera, 2011. p. 13-22.

JERUSALINSKY, Alfredo. Diagnóstico de déficit de atenção, o que pode dizer a psicanálise? Correio da APPOA, Porto Alegre, n. 144, p. 24-41, mar. 2006.

JERUSALINSKY, Diana A. Trata-se de caçar o caçador? In: JERUSALINSKY, Alfredo; FENDRIK, Silvia (Org.). O livro negro da psicopatologia contemporânea. São Paulo: Via Lettera, 2011. p. 245-58.

MOYSÉS, Maria Aparecida Affonso; COLLARES, Cecília Azevedo Lima. Dislexia e TDAH: uma análise a partir da ciência médica. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO (CRPSP); GRUPO INTERINSTITUCIONAL QUEIXA (GIQE). Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doenças de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. p. 71-110.

POLANCZYK, Guilherme Vanoni; ROHDE, Luis Augusto. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. In: FORLENZA; Orestes Vicente; MIGUEL, Eurípedes Constantino (Org.). Compêndio de Clínica Psiquiátrica. Barueri, SP: Manole, 2012. p. 220-39.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 36. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. (Coleção Polêmicas de nosso tempo, v. 5).

SNAP-IV. Versão em português validada por MATTOS, P. et al, 2005. Disponível em: <www.tdah.og.br>. Acesso em: 25 abr. 2014.

WERNER JÚNIOR, Jairo. A medicalização da vida do deficiente como barreira para a inclusão social. In: TUNES, Elizabeth; BARTTHOLO, Roberto. Nos limites da ação: preconceito, inclusão e deficiência. São Carlos: EdUFSCAR, 2007. p. 69-78.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

Coutinho, M. K. A. R. G., & Araujo, D. A. de C. (2018). A medicalização da vida escolar: incoerências na conceituação do TDAH. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(47), 223–239. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.959

Edição

Seção

Artigos