Interfaces entre educação profissional e pedagogia da alternância

Autores

  • Ramofly Bicalho UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Jean Rubyo Oliveira IFES - Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.967

Palavras-chave:

educação profissional, pedagogia da alternância, agropecuária.

Resumo

Este artigo aborda as possíveis interfaces entre educação profissional e pedagogia da alternância no curso técnico de agropecuária, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Barra de São Francisco. Consultamos documentos produzidos pelo IFES, Universidades, Ministério da Educação e Movimentos Sociais. Acreditamos que a presença do IFES na comunidade pode fortalecer as famílias camponesas e realidades do entorno, garantindo a qualidade da educação, direitos e especificidades dessa população, suas histórias de vida, identidades, memórias e valorização cultural. Nesse processo de pesquisa e construção histórica, prevaleceu o respeito às diferenças e a valorização da identidade cultural dos atores envolvidos, propondo uma educação inclusiva, questionadora, democrática e por alternância, nas instituições de ensino federalizadas. As interfaces entre educação profissional e pedagogia da alternância são reais, considerando as possibilidades políticas, pedagógicas e sociais presente nos cursos técnicos do IFES, Campus Barra de São Francisco.

Biografia do Autor

Ramofly Bicalho, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Docente na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica. Lotado no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade. Atualmente, coordeno a Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ. Sou docente no PPGEA - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. Atuo com as seguintes temáticas: História da Educação do Campo e os Movimentos Sociais. Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos.

Jean Rubyo Oliveira, IFES - Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Diretor do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES – Campus Barra de São Francisco-ES.

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Publicado

2017-11-06

Como Citar

Bicalho, R., & Oliveira, J. R. (2017). Interfaces entre educação profissional e pedagogia da alternância. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(46), 195–212. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.967

Edição

Seção

Artigos