Dissertações e teses produzidas entre os anos 2000 e 2017: uma contribuição para o cotidiano escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1492

Palavras-chave:

educação, cotidiano escolar, práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo apresenta as contribuições teórico-metodológicas de um Programa de Pós-Graduação na área de Educação Escolar (PPGE). Problematiza as metodologias e orientações de escritas conservadoras, para tecer novas formas de pesquisar com as abordagens teóricas e os processos de criação dos cotidianos escolares. Analisa as dissertações e teses defendidas no Programa abrangendo os dezessete primeiros anos do século XXI. Tal análise da produção de sentidos em Educação fundamenta-se na abordagem qualitativa, de tipo bibliográfico-documental, e escolhe como lugar investigativo as relações com o conhecimento vivido. Debruça-se sobre a produção acadêmica deste PPGE e dele recolhe diferentes sentidos que se podem produzir, ao aproximar o campo conceitual dos cotidianos com as práticas inventivas recolhidas nas dissertações e teses. Os resultados apresentados por esta pesquisa evidenciam, pelas escritas e metodologias abordadas, um exercício de práticas pedagógicas diferenciais e transformadoras nos/dos/com os cotidianos de escolas públicas da cidade de Sorocaba, SP, e região.   

Biografia do Autor

Alda Romaguera, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Pesquisadora do Programa de pós-graduação em Educação/UNISO

Ana Cristina Silva, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação do Paraná. Doutora e mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba/UNISO. Professora da Educação Básica na rede Municipal de Sorocaba/SP.

Magda Bellini, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Doutoranda e mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba/UNISO. Graduada em história pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba e em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e letras de Botucatu. Diretora de escola da rede municipal de São Roque/SP.

Vinícius Santos, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Graduado em Psicologia pela Universidade Paulista/Campus Sorocaba/SP. Psicólogo e professor da educação básica.

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Publicado

2021-06-10

Como Citar

Romaguera, A., Silva, A. C., Bellini, M., & Santos, V. (2021). Dissertações e teses produzidas entre os anos 2000 e 2017: uma contribuição para o cotidiano escolar. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 26(56), 287–305. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1492

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Artigos