O enfermeiro docente no Ensino Superior: atuação e formação profissional

Autores

  • João Paulo Soares Fonseca Univás – Universidade do Vale do Sapucaí/UninCor
  • Carla Helena Fernandes Univas – Universidade do Vale do Sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.1027

Palavras-chave:

docência, Enfermagem, formação de professores.

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida junto a enfermeiros que atuam como docentes, em instituições de ensino superior localizadas no sul de Minas Gerais. Objetivou investigar a formação desses docentes (específica e pedagógica) estabelecendo possíveis relações com a atuação docente. A investigação se constituiu de questionários, enviados para todos os docentes que atuam na região, tendo respondido quarenta e um docentes. Constatou-se que a entrada na carreira docente se deu, em muitos casos, simultânea ao início da atuação na Enfermagem; muitos docentes têm formação pedagógica e a consideram importante para a docência; os participantes da pesquisa também afirmaram que a docência tem se constituído na/da relação com a experiência profissional em contextos de Saúde; os profissionais disseram ainda da história e da trajetória, de reflexões sobre a formação e a atuação profissional.

Biografia do Autor

João Paulo Soares Fonseca, Univás – Universidade do Vale do Sapucaí/UninCor

Mestre em Educação pela Universidade Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Bacharel em Enfermagem e complementação Pedagógica em Ciências Biológicas pela Universidade Vale do Rio Verde. É Enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (CISSUL/SAMU) USA 01 – Base Varginha, Enfermeiro do Núcleo de Educação Permanente CISSUL/SAMU – Varginha e Enfermeiro da 2ª Companhia Aérea do Bombeiro Militar de Minas Gerais, serviço Aéro Médico CISSUL/SAMU, Varginha, MG.

Carla Helena Fernandes, Univas – Universidade do Vale do Sapucaí

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialização em Psicopedagogia, Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP. É professora do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), em Pouso Alegre, MG. Como pesquisadora participa dos seguintes grupos de estudo e pesquisa: Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão (GPEG/UNIVÁS), Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC), da Faculdade de Educação da UNICAMP, e do Grupo de Estudos Escola, Formação e Alteridade (GREEFA), do Departamento de Educação da UNESP – Rio Claro, onde realiza Estágio Pós-Doutoral.

Referências

BEHRENS, M. A. A formação pedagógica e os desafios do mundo moderno. In: MASETTO, M. (Org.). Docência na universidade. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 61-74.

BULGRAEN, V. C. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, SP, v. 1, n. 4, p. 30-8 ago./dez. 2010.

CICILLINI, G. A. Professores universitários e sua formação: concepções de docência e prática pedagógica. In: NOVAIS, G. S.; CICILLINI, G. A. (Org.). Formação docente e práticas pedagógicas: olhares que se entrelaçam. Araraquara, SP: Junqueira&Marin; Belo Horizonte: FAPEMIG, 2010. p. 19-43.

COSTA, S. G. Considerações sobre educação e transmissão simbólica. 2009. 115p. Dissertação (Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade) – Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, 2009.

JUNGES, K. dos S.; BEHRENS, M. A. Prática docente no ensino superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Perspectiva, Florianópolis, SC, v. 33, n. 1, p. 285-317, jan./abr. 2015.

MASETTO, M. T. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, M. (Org.). Docência na universidade. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 9-27.

______. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. 2. ed. Porto: Editora Porto, 1999.

RODRIGUES, M. T. P.; MENDES SOBRINHO, J. A. de C. Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 60, n. 4, p. 456-9, jul./ago. 2007.

SAVIANI, D. Escola e democracia: polêmicas do nosso tempo. 31. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997a.

______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 6. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997b.

SOUZA, D. M. de. Preparo do enfermeiro para a docência na educação profissional técnica de nível médio sob a ótica de Lee Shulman. 2013. Tese (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, 2013.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

2017-07-28

Como Citar

Soares Fonseca, J. P., & Fernandes, C. H. (2017). O enfermeiro docente no Ensino Superior: atuação e formação profissional. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(45), 43–58. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.1027

Edição

Seção

Artigos