200 anos de Dom Bosco: a Pedagogia Salesiana, a Universidade para a Maioridade e a Primazia da Dignidade da Pessoa Humana

Autores

  • Daner Hornich Centro Universitário Salesiano de São Paulo - SP - Unidade de Americana - SP.
  • Fabio Camilo Biscalchin Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Americana - SP (em licença para estudos na UPS-ROMA)

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1118

Palavras-chave:

Dom Bosco, Kant, Schelling, universidade.

Resumo

Neste artigo, o nosso objeto de estudo é a experiência educativa de Dom Bosco (1815 – 1888) e os seus desdobramentos na formação educacional juvenil universitária salesiana, assim como o papel significativo na universidade católica como possibilidade contrária à mercantilização do ensino que reduz a dignidade da pessoa humana. Nesse sentido, promovemos um diálogo entre Dom Bosco, Kant e Schelling para pensar a pedagogia salesiana como educação integral, a universidade e a primazia da dignidade humana no itinerário da formação dos jovens universitários nas instituições de matizes cristãs católicas, como contraponto ao processo de vulgarização mercantilista do ensino e aprendizagem no Ensino Superior que decreta a falência do pensamento em nome de um antiacademicismo apressado e preguiçoso, que não educa para a autonomia, para liberdade, para o sentido da vida e para o pensamento crítico e alargado do cidadão esclarecido e comprometido com a vida digna da pessoa humana na comunidade e na vida pública, o que visa ao bem comum de todos na sociedade e no Estado.

Biografia do Autor

Daner Hornich, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - SP - Unidade de Americana - SP.

Possui Doutorado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011) e possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Graduado em Filosofia (1997). Atualmente é professor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia política e ética, filosofia da educação, ciência política e sociais, antropologia filosófica e social, epistemologia, filosofia da religião. Autor do livro: Os Vestígios Filosóficos Da Revolução E O Desaparecimento Da Liberdade Politica Na Perspectiva De Hannah Arendt. Editora Prismas, 2017.

Fabio Camilo Biscalchin, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Americana - SP (em licença para estudos na UPS-ROMA)

Doutorando pela UPS (Roma) em Educação (2017) e Mestre em Educação (Filosofia) pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007). Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (1994); Principais temas de pesquisa: filosofia, teologia, ética, educação, ensino superior e responsabilidade social. Atua: como professor em regime parcial no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade Americana (Desde 1999).

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Publicado

2018-05-23

Como Citar

Hornich, D., & Biscalchin, F. C. (2018). 200 anos de Dom Bosco: a Pedagogia Salesiana, a Universidade para a Maioridade e a Primazia da Dignidade da Pessoa Humana. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(48), 279–304. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1118

Edição

Seção

Artigos