Atividades práticas e ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1169

Palavras-chave:

Atividades práticas, ensino de Ciências, prática docente.

Resumo

As atividades práticas podem contribuir de forma atraente e significativa para a eficácia no processo de ensino e aprendizagem em Ciências. Em vista disso, o presente estudo se propôs a analisar como os professores de Ciências concebem a utilização de atividades práticas nas suas aulas e quais as estratégias que empregam. A fim de realizarmos essa investigação, optamos por uma pesquisa qualitativa (particularmente um estudo de caso) em que acompanhamos, por meio da observação das aulas e de entrevistas semiestruturadas, o trabalho de quatro professores de Ciências de uma escola estadual de tempo integral, localizada na cidade de São Paulo. Apoiamo-nos, para isso, na revisão literária que congrega o ensino de Ciências numa perspectiva histórica e social; a formação e a prática docente na área de Ciências; e o conceito de atividades práticas. Os resultados obtidos mostraram que, na visão dos professores, as atividades práticas são importantes para estimular a observação e a curiosidade, permitindo maior compreensão dos conteúdos e melhoria na aprendizagem científica.

Biografia do Autor

Sandra Aparecida de Oliveira Souza, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017). Possui especialização em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2011), graduação em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (1998) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu (1985). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências.

Maria de Fátima Ramos Andrade, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: Desenvolvimento profissional da docência, Alfabetização, Educação infantil, Educação a distância, Linguagem audiovisual, cinema de animação (textos multimodais).

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

Souza, S. A. de O., & Andrade, M. de F. R. (2019). Atividades práticas e ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 24(51), 249–268. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1169

Edição

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Artigos