Regulação educacional por resultados: (re)definições a partir de argumentos do Banco Mundial no cenário pós-2000

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1763

Palavras-chave:

Banco Mundial, educação pública, regulação educacional por resultados

Resumo

O presente estudo trata da regulação na perspectiva que enfatiza a produção de resultados no campo educacional, consoante ao que o Banco Mundial (BM) concebe e imprime em seus encaminhamentos para a educação de diversos países. Para tanto, apreende e analisa argumentos constantes em uma amostra das publicações da agência, como forma de evidenciar sua concepção sobre essa perspectiva de regulação, que assume centralidade com as mudanças na dinâmica do capital a partir das décadas finais do século XX. Fundamentando-se no materialismo histórico e em subsídios teórico-metodológicos que incluem o discurso enquanto texto, prática discursiva e prática social, o artigo destaca que, apesar da atualização das recomendações do BM, a ideia de uma educação de qualidade para todos é uma preocupação central na amostra de documentos examinada. Também destaca que suas redefinições ao longo do tempo incluem prioridades e estratégias que situam a orientação por resultados como algo necessário à educação contemporânea e que é um dos fundamentos das reformas que esse organismo econômico estimula, propõe e realiza. Conclui assinalando que, por um lado, o BM corrobora o fortalecimento da hegemonia burguesa, atuando em favor de uma concepção de regulação educacional com foco nos resultados e que, por outro, a sua agenda está em evolução. Nesse movimento, o próprio conceito de regulação por resultados é uma lógica em expansão.

Biografia do Autor

Aline Bettiolo dos Santos, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutora em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (NUPE) e membro do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC) na UNOESC.

Elton Luiz Nardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor titular e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 2 na UNOESC. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (NUPE) e membro do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC) na UNOESC.

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Publicado

2023-05-04

Como Citar

Santos, A. B. dos ., & Nardi, E. L. (2023). Regulação educacional por resultados: (re)definições a partir de argumentos do Banco Mundial no cenário pós-2000 . Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(62), 59–75. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1763

Edição

Seção

Dossiê: Recomendações dos Organismos Multilaterais para a Educação da América Latina e Caribe em contextos de crise